segunda-feira, janeiro 04, 2016

"APESAR DE LOPETEGUI E NÃO GRAÇAS A LOPETEGUI"



PINTO DA COSTA cresceu, como dirigente desportivo, à sombra do carisma, sabedoria e talento de José Maria Pedroto. Mas sempre teve ideias próprias e depois do desaparecimento do mestre imediatamente apontou o caminho que iria nortear o seu pontificado. Artur Jorge esteve sem treinar durante a época de 1983/84, porque tinha a certeza de que seria treinador do FC Porto em 1984/85. Era ele a escolha de Pinto da Costa, apesar de apenas ter no currículo passagens por Belenenses e Portimonense. Em 27 de maio de 1987, quando os dragões se sagraram campeões europeus, percebeu-se a razão de Pinto da Costa. O mesmo aconteceu com António Oliveira, Fernando Santos (só tinham treinado clubes pequenos e concluíram a empreitada do penta) e mais tarde, de forma exponencial, com José Mourinho (grandes expectativas mas escasso currículo) e André Villas Boas (um rookie que levou o FC Porto muito alto); Vítor Pereira foi outra aposta de sucesso e apenas Paulo Fonseca (que mostra ser um ótimo treinador mas naquela época de 2013/14 teve o pior plantel portista dos últimos anos e lidou mal com a pressão) não teve o sucesso esperado na forma de títulos. Quando Pinto da Costa apostou em Lopetegui, sem currículo que justificasse o ingresso num dos grandes da Europa, fê-lo porque acreditou nele da mesma forma como acreditou em Artur Jorge, José Mourinho, António Oliveira, Fernando Santos, Villas Boas, Vítor Pereira e Paulo Fonseca. Porém, Julen Lopetegui não tem mostrado estar à altura das expectativas de Pinto da Vosta (e se Paulo Fonseca teve o plantei possível, Lopetegui tem tido à disposição o melhor lote de jogadores da Liga portuguesa). Compreendo que Jorge Nuno Pinto da Costa, com a autoridade de que goza no Dragão, faça tudo para prolongar, quiçá para além do razoável, a demanda de sucesso do treinador basco. Porém, a tarefa não está fácil e Lopetegui dá repetidos sinais de não estar à altura do desafio. Olhando para o nosso campeonato, o FC Porto, com tantos e tão bons jogadores, pode muito bem sagrar-se campeão nacional em 2015/16. Se tal acontecer, todavia, será apesar de Lopetegui e não graças a Lopetegui. Com um treinador com outro estofo, o FC Porto estaria agora à procura do bi-campeonato. Assim, Pinto da Costa vai dando o peito às balas por ele. Vale a pena?

(fonte: JMD na Abola)


É o que venho dizendo há quase época e meia, quando falo em inércia. A mediocridade exibicional com grandes plantéis e a ausência de conquistas é uma vergonha e ele já deu mais que provas que é uma barata tonta, mas arrogante.

Não deixa de ser interessante verificar que o barata tonta espanhola deve ter mel para alguns portistas, dado o incómodo que as críticas ao treinador mais medíocre que passou pelo FC Porto lhes provocam, passando a santa vidinha a proteger o homem. Curiosamente essas mesma almas portistas doentes diziam e faziam títulos a "bater" constantemente no Paulo Fonseca (por quem nunca nutri simpatia aquando da sua passagem e que também lhe bati bastante) por tudo e por nada, atribuindo-lhe todos os defeitos por aquilo que se estava a passar. Se fossem pessoas coerentes, os argumentos que utilizavam para criticar o Paulo Fonseca em menos de 6 meses, teriam com Lopetegui numa escala 10 vezes superior, pois já cá está há ano e meio e qualidade e as conquistas do futebol é que se vê, quando o que cada um tinha à sua disposição não se compara. Mas esses que agora passam a vida a bater nas costas do espanhol, diziam que o Paulo Fonseca não sabia em que clube em que estava. E o Lopetegui sabe? Que podia-se perder, mas que se tinha de mostrar que fizeram tudo para ganhar. Há maior caracterização das equipas do Lopetegui? Que a equipa nunca era consistente com exibições abaixo dos mínimos exigíveis. Querem caracterização mais que absoluta da equipa do espanhol? Ou seja, por altura do Paulo Fonseca o ónus da culpa era colocado todo no treinador, tinha todos os defeitos do mundo, com o plantel que lhe colocaram à disposição, mas ai Jesus se criticam o menino espanhol por lhe terem dado planteis de altíssima qualidade e não fazer a ponta de corno com ele. Ai coitado, ninguém faria melhor. Já aqui disse, até o Tondela tem qualidade de jogo superior ao FC Porto e provou-o em pleno Dragão. Qualquer treinador actual da Liga faria o FC Porto melhor.  E querem que lhe dê crédito por aquilo que já o vimos fazer em ano e meio a perder tudo o que havia a conquistar e faltando meio ano para o fim, depois de ter sido despachado da Liga dos Campeões, da Taça da Liga que vai a caminho, as exibições vergonhosas , só porque nos prometem 5 meses de Ópera basca que vão limpar toda a porcaria que fez. Ridículos. Aliás, havia muito mais por onde pegar dos argumentos utilizados então por esses protectores do templo bascaino em ruínas.  Olha, mas lá está , tudo encaixa no tal parolismo paroquial que falei a época passada.Uma vitória mesmo pífia contra o Rio Ave e soltarão a franga novamente de contentamento. Esses merecem o Porto actual.