quinta-feira, janeiro 07, 2016

IRRESOLÚVEL



Ao fim de um ano e meio, o FC Porto de Lopetegui comete exatamente os mesmos erros que cometia no início

"Faltou clareza e tranquilidade”, explicou Lopetegui no final do jogo de ontem, justificando por aí a incapacidade do FC Porto para reagir à adversidade de um golo acidental, sofrido a meio da primeira parte, frente a uma equipa improvisada por Pedro Martins, a partir dos retalhos que lhe sobraram depois de subtraídos os jogadores impedidos de atuar. Kizito e Zé Paulo foram estreias absolutas no campeonato enquanto Pedrinho e Krovinovic experimentaram pela primeira vez, no relvado do Dragão, a titularidade. Que, apesar dessas limitações, com menos um dia de descanso e no rescaldo de uma derrota inesperada frente ao Tondela, o Rio Ave tenha sido quase sempre uma equipa mais articulada, coesa e solidária do que o FC Porto diz qualquer coisa sobre a capacidade de intervenção de um treinador e do outro.

De resto, mesmo que os efeitos do clássico do último fim de semana justificassem a intranquilidade que a equipa manifestou ontem, o facto é que esta não foi a primeira, nem a segunda, nem sequer a terceira vez que o FC Porto se deixou empatar de forma infantil depois de estar em vantagem para não voltar a conseguir impor-se a adversários teoricamente acessíveis. Na época passada, aconteceu com o Guimarães, com o Estoril, com o Nacional e com o Belenenses, custando um total de oito pontos à equipa de Lopetegui: o Benfica, recorde-se, venceu o campeonato com três de vantagem. Ora, mais alarmante do que a evidência de que, ao fim de um ano e meio, esse é apenas um dos problemas para os quais o espanhol simplesmente não conseguiu encontrar qualquer solução, é perceber no discurso dele a vontade de continuar a fazer tudo exatamente na mesma.

(fonte: Jorge Maia no OJOGO)

É isto. O José disse tudo e o Jorge Maia reforça. Vamos continuar a insistir no mesmo. Se não resultou em ano e meio, pode ser que resulte um dia. Gostaria que o Pinto da Costa aparecesse à frente, ele que desaparece de cena quando é derrotado, e renovasse com Lopetegui por muitos anos como era seu desejo. Aí teria mais que tempo para continuando a fazer exatamente o mesmo, chegasse ao céu um dia.Quando? Não sabemos. Comam, paguem e calem-se.