quinta-feira, janeiro 21, 2016

O DISCURSO É MUITO BOM MENOS O REMAKE DA "CAROLINA SALGADO"

No geral, o discurso do José Peseiro é muito bom. Mas também não me lembro de um único que o não tivesse sido no passado com outros treinadores. Vão ser os resultados e essencialmente o futebol exibido que vão ditar se o discurso corresponde com a realidade. Ele fez-me acreditar que sim. E se venho afirmando que com este plantel (que entretanto já começou a ser desmantelado em algumas peças, Cissokho, Osvaldo, Tello)  "qualquer" um serviria , mais reforçado ficou com a confiança transmitida pelo Peseiro. Acreditei no que dizia. Que tenha também a pontinha de sorte necessária.

Só uns pequenos pormenores: Os adeptos portistas nunca são adversários, salvo em raríssimas ocasiões. Cabe à equipa e ao técnico colocá-la a jogar "à Porto" que não serão precisos discursos de apoio. E até pode nem ganhar sempre nem jogar sempre bem, mas esses momentos têm que ser a excepção e não a regra, como ficámos habituados nestas últimas épocas.

Ainda bem que o Pinto da Costa subtilmente admitiu o seu erro ao contratar o Lopetegui. "Não é necessário apresentar o professor José Peseiro porque se alguém não o conhecesse não estaria a ser apresentado aqui nestas funções em questão. " (PDC dixit)  Pena é que outros o foram. Eram pouquíssimos os que o conheciam e entrou em funções para uns inacreditáveis 3 anos de contrato, sem projecto de futuro que se conhecesse, esbanjando dinheiro, contratando o impensável, mudando todo uma politica desportiva até aí, como os emprestados e com uma autoridade para fazer quase tudo o que lhe apetecesse e quase tudo lhe foi dado. Que só se lembre de outro por todos conhecido daqui a 3 anos. Pode ser o actual. Seria bom sinal.

O que não é bom sinal, é termos assistido nos últimos dias a uma tentativa de remake da "Carolina Salgado". Não ponho a mãos no fogo por nenhuma das personagens da história, mas acho que cada um é livre para dizer o que quiser. Agora, quem se expõe(e era tão low-profile) também se coloca a jeito para que se façam certas constatações sobre os argumentos utilizados.

Sempre que alguém tem o atrevimento de criticar a "estrutura" leva logo com o título de vendido, desestabilizador, concorre à presidência, aparece nas assembleias, bla,bla, etc e tal.

Vítor Baía não tem nenhuma função no FC Porto que me lembre. Escreve onde lhe apetece e lhe pagam mais. Mas os que têm funções, e bem pagos no FCP, tem gozado com a nossa cara ao fazer recepções oficiais em actos nobres do nosso clube, de gentinha nada recomendável, até non-grata ao FC Porto(desde jornalistas, presidentes de clubes, políticos,etc) por todo um passado a tentar denegrir o nome do FC Porto. Estes que permitem que nos gozem assim, é que são os vendidos e pagos pelo FC Porto. Não ouvi nenhuma comissão de honra vir insurgir-se contra essa pouca vergonha, não vi nenhuma Carolina, versão moderna indignada.

A questão das assembleias gerais é também muito interessante, como se os assuntos ou tópicos que o Vítor Baía menciona, alguma vez fossem esclarecidos nelas. Delirante.

Mas basta assistir à reacção dos rebanhos amestrados a toda e qualquer crítica que se faça ao Pinto da Costa e "estrutura", para tomar consciência de que só um inconsciente iria para um assembleia confrontar assuntos dessa natureza. Era corrido de lá, com todos os insultos do mundo, com a integridade física em causa, pois o qorum normalmente é composto por amestrados e muitas vezes violentos e rezam as crónicas antes ainda era pior quando os sucessos davam para humilhar qualquer crítica ou explicação pedida. Não viram como se manipula , especialmente os grupos violentos e normalmente a guarda de honra, no fim dos assobios decretados pela claque?  

Vítor Baía é um desestabilizador que só aparece nos momentos maus e difíceis. Seria interessante que a Carolina, versão moderna, fosse perguntar ao marido, pois ainda não era nascida, quando e em que condições ele concorreu e foi eleito presidente do FC Porto?. Tu queres ver que foi quando estávamos repletos de sucessos?

Já agora pergunte-lhe porque razão o seu marido só apareceu nos últimos tempos quando chegou ao 1º lugar, nos momentos altos  e para insultar os adeptos que o alimentam e se calou, escondeu-se nas derrotas? 

A questão financeira e a forma como gerem é um não assunto: Por muito mau que o Baía seja( e eu não faço a mínima ideia se é ou não), terá sempre o exemplo do Pinto da Costa (que dizem,  levou umas poucas à falência) de que como tudo tem remédio . E isto se acham que a gestão de Pinto da Costa há frente do FC Porto tem sido um sucesso, pois nem isso é consensual. 

A questão das saias, de namoradas de trajes mínimos, das agências de modelos , isso ela deve saber do que fala. Afinal, uma jovem brasileira de 24 anos , viu um belo jovem borracho de 72 anos, careca, inchadito, com um bela prótese dentária, bem vestido , bons carros, boas casas, com um historial de vários divórcios e relacionamentos com mulheres da noite, zangas com filhos, sempre na boca do mundo, em jornais , revistas, tvs onde era supostamente acusado de tudo, corrupção, prostituição, um mal-feitor, comprava tudo, etc e tal e pensou: que belo pedaço aqui está?

E quando parecia que no futebol já nada podia piorar, só nos falta ver na Luz , a versão moderna da Carolina Salgado de dedo em riste no meio dos SD. Ai de ti Baía se fazes isso, seu vendido, aproveitador e a querer vender-se barato.