sábado, fevereiro 21, 2009

FORA DE CASA É TRIGO LIMPO, FARINHA AMPARO...




O Fernando já disse tudo...fizemos o que era preciso neste momento: Ganhar...nesta altura do campeonato já ninguém espera outro F.C.Porto do que este...não deslumbra, mas fora-de-casa é implacável, especialmente para quem tem um tipo chamado Hulk.

Já o disse...por mim, jogava-se até ao fim do campeonato fora de casa...:-)))

Como sabem, eu quando vejo os jogos pela TV tiro o som dos grunhidos dos comentadores...o que nem foi o caso de ontem porque fui ver o jogo ao vivo...mas já li comentários das palermices que mais uma vez tivemos de aturar dos comentadores da RTP...no penálti tinham dúvidas, mas dando a entender que talvez não fosse deixando o assunto para os especialistas da arbitragem, para atingir o expoente máximo no golo anulado por mão do jogador do Paços de Ferreira, dizendo que se fosse ele não anularia o golo...enfim...é esta a conduta do Conduto...:-)))

Ouçam Jorge Coroado na RR sobre o árbitro:




Por falar em RTP, um grande dragão do Canadá, que pediu para não ser identificado, mas eu desde já o desmascaro...começa por H e termina em O :-)))), enviou-me a resposta do Provedor do Telespectador sobre o problema técnico no jogo contra o Rio Ave. Aqui vai:


From: Ana Clara Nunes
Sent: Friday, February 20, 2009 6:46:37 AM
Subject: Provedor do Telespectador


Exm. Sr(a) H??? ?????o

Em nome do Provedor do Telespectador agradeço o e-mail que enviou.

Junto enviamos o texto que se encontra na página do provedor em www.rtp.pt, a propósito do que aconteceu no jogo FCP-Rio Ave.

«1. Várias dezenas de telespectadores dirigiram-se ao Provedor reclamando pela interrupção da transmissão directa do jogo FC Porto - Rio Ave no passado domingo, a qual impediu que o mesmo pudesse ser assistido nos seus momentos finais, sendo que o resultado era ainda incerto.

Contactados os serviços envolvidos, foi possível entender tratar-se de uma falha técnica.
2. Indagada a Direcção de Emissão e Arquivo sobre o sucedido, recebemos a seguinte informação:

"Os procedimentos foram os correctos, faltando no entanto a inserção de uma legenda sobre o Slide RTP/1 a dizer:" Futebol - Porto /Rio Ave Retomaremos logo que possível". Esta legenda não foi colocada porque as vias de inserção estavam todas ocupadas com o logo de canal, resultado e tempo de jogo e ainda via WTV inserção de frases no jogo, logo não sobravam vias, e quando se deu a avaria seria necessário ir à rack mudar cabos, o que demora algum tempo, ainda para mais quando a preocupação nestas alturas é a de dar continuidade às emissões (RTP/1, RTP/África, RTP/Internacional).

Os procedimentos habituais nestas situações são a resolução do problema em termos de continuidade de emissão e posteriormente o aviso ou pedido de desculpas pelo sucedido em insersor quando se trata de um programa gravado ou pelo pivot tratando-se de um programa em directo, como era o caso (Telejornal).

Acontece no entanto que o Telejornal entrou e não foi efectuada qualquer referência a esta situação apesar de serem avisados para o fazerem, só posteriormente o fizeram, estando aqui em meu entender a falha de procedimento para esta situação.

Procedimentos Habituais
1-Falha de Sinal (alguns seg. de negro para verificar se a falha é momentânea)
2-Slide Canal (Max. 2’30"" para avaliar a situação)
3- Dar continuidade à emissão com Pub. se a houver ou promoções de programas ( para avaliar a situação e saber da possibilidade de retomar ou não o programa em causa)

4- Acerto ou Programa (continuação da emissão).
No ponto 4 é altura em que deve ser dada informação sobre o sucedido.
O que aconteceu
1- Falha de Sinal (16 seg. negro)
2- Slide RTP/1 (1’50")
3- Publicidade e Promoções de Programas (quando se deu inicio à publicidade não se sabia ainda se o jogo poderia ou não retomar a qualquer momento.)

4- Programa (Telejornal) - Falhou em tempo oportuno a informação ao público pelo sucedido.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Filipe Mateus Silveira
Dir. Emissão E Arquivo" »

3. O Provedor lamenta que, tendo a interrupção do jogo ocorrido às 20h48’06", apenas cerca de 19 minutos após - isto é, às 21h07’03’’, no "TELEJORNAL" - tenha sido dada a informação do resultado final do jogo e apresentado um pedido de desculpas aos telespectadores pela falha técnica verificada.

O Provedor entende dar razão aos queixosos: o problema não está na ocorrência de uma falha técnica - sempre possível de acontecer e bem compreendida pelos espectadores -, mas antes no facto de não ter sido dada, em tempo razoável, qualquer explicação, nem tão pouco a informação do resultado final do jogo, assim como a apresentação de um pedido de desculpas.

Alerta ainda para que tal procedimento seja agilizado sempre que estas falhas aconteçam.

Renovando os nossos agradecimentos pela sua colaboração

Com os melhores cumprimentos

P/ Chefe de Gabinete dos Provedores

Ana Clara Nunes




Conclusão a que chegámos, especialmente o ponto 2...é que as novas tecnologias afinal em vez de facilitar , só complicam...nem colocar uma simples mensagem conseguem...chiça...antigamente mesmo com as transmissões sempre a caírem, de Aberdeen e outros locais míticos :-))) havia sempre espaço para o pedido desculpa...retomaremos dentro de momentos....agora nem isso conseguem...e para agravar , os tipos do Telejornal também são robôs, seres não pensantes que só passados vários minutos é que dão uma justificação e não no ínicio como seria o normal...Enfim...


Agora, pela terceira transmissão consecutiva vamos ter o F.C.Porto na RTP, no jogo contra o Atlético...rezemos para que não tenham que inserir mais legendas no ecrâ...a nossa sorte é que transmissão não será da RTP, penso...mas eles são meninos para darem cabo do sinal...e ainda metem , se o F.C.Porto estiver a ganhar, a antevisão da jornada europeia do SLB :-)))