sexta-feira, fevereiro 27, 2009

RANKING DA UEFA - ACTUALIZAÇÃO




Finda que está os 16ºs da Taça UEFA e a 1ªmão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, já se pode actualizar a participação das equipas portuguesas nas provas da UEFA e a contribuição que deram para o ranking do país.


RANKING DO PAÍS


Neste momento, no RANKING DO PAÍS 2009, (que terá reflexos em 2010/11) estamos em 9º lugar(6 clubes: 2 clubes na LC: o Campeão directamente na LC e o 2º numa 3ªPré-eliminatória LC. 4 clubes na Taça UEFA: 2 numa 4ªEli.,1 numa 3ªEli e outro na 2ªPré-eliminatória). Podemos subir um ou dois lugares, mas só o 6ºlugar daria a mais uma entrada directa na Liga dos Campeões. Mas o 9º lugar de Portugal está ameaçado pela Ucrânia, que tem 3 clubes em prova e divide por menos clubes, obtendo potencialmente maior número de pontos. E se isso acontecer, se descermos ao 10º lugar vamos perder uma equipa na Taça UEFA em 2010/11.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/




RANKING DE CLUBES


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA, ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA e que muita gente confunde este ranking como o que estabelece o grau de contribuição de pontos para o Ranking do país, o que não é verdade, visto que para o Ranking de Clubes, não contam os pontos obtidos nas pré-eliminatórias. Ou seja, os pontos obtidos pelo Braga e pelo Guimarães nas pré-eliminatórias da Taça UEFA e Liga dos Campeões, respectivamente , não contam para o seu Ranking de Clubes, mas contam para o ranking do país, visto que aí, todos os pontos valem.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Como se se lembram começamos a época atrás de Benfica e Sporting, pois deitamos fora o excelente resultado de 2003/04. Portanto, o Benfica era 17º , o Sporting 18º e o F.C.Porto era 24º.

Actualmente, o Sporting continua o mais bem classificado em 17º(68.177), e o F.C.Porto já ultrapassou o Benfica sendo 19º(65.177) e o Benfica 21º com 64.177 pontos. O Braga é 48º com 38.177 pontos.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Se analisarmos só os pontos obtidos esta época 2008/2009, o F.C.Porto foi o que conseguiu mais pontos 14.2425 , seguindo-se o Sporting com 13.2425, o Braga com 12.2425 e só depois o Benfica com 4.2425.

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (excluindo qualificações) + 20% do coeficiente do país.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/




RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM


Como disse acima, muita gente confunde o Ranking de Clubes que analisei anteriormente , com o Ranking dos clubes que mais contribuiram para o Ranking do país.

De salientar, como foi dito, neste ranking já contam os pontos obtidos nas pré-eliminatórias, daí que o Braga surja à frente do Sporting e igualado com o F.C.Porto (1.8571) quando no Ranking de clubes vinha 2 pontos atrás do F.C.Porto e a 1 ponto do Sporting.

Saliente-se também o facto do Braga ter feito 10 jogos contra 7 do F.C.Porto e Sporting até ao momento.

Chega-se a este resultado somando os pontos dos clubes (incluindo qualificações) a dividir por 7, que é o número de clubes de Portugal participantes.


Assim, dos 6.214 pontos que Portugal obteve esta época, cada clube contribuiu com:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Já no que respeita às últimas 5 épocas , dos 35.891 pontos que Portugal possui, cada clube contribuiu com:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Tanto o F.C.Porto como Braga tem boas perspectivas de melhor tanto o seu ranking pessoal como consequentemente o ranking do país, ainda que, só com dois clubes em prova(provável eliminação do Sporting), temos que dividir todos os pontos amealhados por 7 equipas (as que Portugal teve direito este ano) e isso é uma desvantagem nomeadamente em relação à Ucrânia que nos persegue, que tem 3 equipas em prova , mas só divide por 4 equipas.

A nossa presença no pote 2 dos sorteios também ainda não está assegurada mas está bem encaminhada, partindo do príncipio evidentemente que nos apurámos.


Bom fim-de-semana e que ao contrário de muitos perspectivo grandes dificuldades contra o Sporting. A não ser que o Sporting resolva jogar de "peito aberto". Isto é uma verdade de La Palice mas clássicos são sempre de tripla, e sendo o jogo no Dragão onde qualquer Trofense é premiado, ainda faz mais sentido. O discurso calímero dos poucos dias de descanso vale o que vale, basta ver o F.C.Porto-Benfica. Mas não os censuro por criticarem a antecipação do jogo para sábado. Afinal de contas não foi este o discurso do F.C.Porto que ameaçou faltar às meias-finais da Taça da Liga em Alvalade se o Benfica não jogasse no mesmo dia? Uma coisa é certa, o F.C.Porto cumpriu os regulamentos e isso é inatacável. Não cumprir regulamentos isso era mais moda do Dias da Cunha e as suas chaimites e do outro lado da segunda circular com os bilhetes. Uma vitória precisa-se, o resto faz parte do espectáculo e da necessidade de motivação das tropas depois do choque de 0-5 em casa.


P.S: Fiz a actualização de uns gráficos para outros mais explicitos.