terça-feira, julho 21, 2009

O F.C.PORTO 2009-2010 - (23/07/2009)



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

* Dados obtidos quer por via oficial quer pelos jornais...

* Os empréstimos do Leandro é uma autêntica novela. Rescindiu com o Fluminense e foi emprestado pelo F.C.Porto até ao final do ano ao Vitória lá dos brasils...circo... :-)))

* O CM dizia que o Beto custou 500 mil euros por 80% do passe.Foi o único que vi a falar nestes valores.Vi algumas notícias a falar nos 750 mil euros que era a cláusula de rescisão.Talvez tenha sido menos por fazemos o negócio também em géneros.:-) Por isso só saberemos a verdade quando for transferido para o R.Madrid ou coisa parecida nas próximas épocas :-)))

* Os ex-juniores no quadro acima não faço a mínima ideia se terminaram contrato de formação com o F.C.Porto ou se mantem alguma ligação com o F.C.Porto...

* A situação do Federico Scoppa e Maxi Asis não sei se foi alterada, se foi exercida opção, etc, pois segundo as crónicas tinham vindo por empréstimo.



ACTUALIZAÇÃO:








* João Paulo em Liège

Entre a Roménia e a Bélgica, João Paulo Andrade está desde a passada terça-feira em Liège para negociar com o Standard, podendo assim vir a reforçar a equipa comandada por Laszlo Bölöni.

O jogador, que na época passada actuou por empréstimo no Rapid Bucareste, tem ainda mais um ano de contrato com os «dragões», mas não entra nos planos de Jesualdo Ferreira.

Como tal, a passagem por Liège insere-se na procura por uma solução para o futuro, se bem que também está em cima da mesa a possibilidade de continuar na capital da Roménia.

in abolha, 23 Julho 2009

* Kazmierczak rescinde com o FC Porto e vai para Setúbal

O Vitória de Setúbal assegurou ontem a contratação de Kazmierczak, médio polaco que assinou contrato por uma temporada. Ao início da tarde, o jogador resolveu a sua desvinculação com o FC Porto, rumando de seguida para Torres Vedras, onde ainda assistiu, ao lado do secretário-técnico Paulo Grencho, ao jogo do Setúbal com o Torreense. No fim do jogo foi ao relvado e recebeu, de Carlos Azenha, um forte cumprimento.

Aliás, foi a presença de Azenha no comando técnico do Setúbal o factor determinante na opção do médio. "Quero ajudar o clube, bem como o mister pela aposta que fez em mim. Esse aspecto foi importante na minha opção", afirmou Kaz. O polaco, que na última época esteve do Derby County, de Inglaterra, tem "treinado sozinho no Porto" depois de ter voltado das férias na Polónia e diz estar em forma para o arranque da época. "Sabia que seria difícil jogar no FC Porto. Agora quero jogar aqui ainda melhor e concentrar-me para me apresentar na melhor forma", garantiu Kazmierczak.

No actual plantel do Setúbal, o médio polaco vai encontrar Hélder Barbosa e André Pinto, ex-colegas que podem ajudar a uma mais fácil integração. Hoje, Kaz deverá cumprir alguns exames médicos e já estará em pleno no treino da tarde, que decorrerá no Bonfim.

in OJOGO, 23 Julho 2009

* Cláudio Pitbull rescindiu contrato com o FC Porto.

Cláudio Pitbull vai jogar no Marítimo, por uma temporada. O jogador assina, em definitivo, pelos insulares, reencontrando Carlos Carvalhal, treinador que o orientou no Vitória de Setúbal.

Pitbull confessou, em declarações a Bola Branca, que "não queria rescindir, mas foi a solução encontrada pelo Porto" e agora "só penso no Marítimo". O avançado tinha mais um ano de contrato com os dragões, agora fica livre desse vínculo.

Contratado ao Grémio de Porto Alegre, em Julho de 2004, Cláudio Pitbull ficou uma época no FC Porto, mas não teve mais oportunidades, tendo sido emprestado a: Al Ittihad (Arábia Saudita), Santos, Fluminense, Académica, Vitória de Setúbal e Rapid de Bucareste. Estas cedências consecutivas, levam o jogador a lamentar a "falta de oportunidades".

in RR, 23 Julho 2009

* Renteria cedido ao Atlético Mineiro

Jogador colombiano Renteria vai representar o Atlético Mineiro por empréstimo do FC Porto.

"Contratamos Rentería", refere Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, que conseguiu desviar o avançado, de 24 anos, do Cruzeiro, clube que tinha já demonstrado junto do FC Porto interesse em negociar o empréstimo do jogador.

O facto de o Cruzeiro pretender baixar o valor da cláusula de opção de compra terá inviabilizado o acordo.

Renteria vai representar por um ano o Atlético Mineiro, que fica com opção e compra do seu passe por 10 milhões de euros.

Renteria, que o FC Porto foi contratar em 2006 ao Internacional de Porto Alegre, após vencer a Taça dos Libertadores, regressa assim ao Brasil, após representar o Estrasburgo, em França (2007/09), e o Sporting de Braga (2008/09).

in JN, 23 Julho 2009

* Pelé apresentado no Valladolid

Surpresa em Espanha. Pelé foi ontem oficialmente apresentado no Valladolid algumas semanas depois de ter assinado pelo Génova, com quem chegou depois a acordo para cancelar o contrato. O médio foi emprestado pelo FC Porto, ficando a formação espanhola com opção de compra no final da época. Os valores da transferência não foram, no entanto, anunciados, embora exista a forte possibilidade de serem semelhantes aos alinhavados anteriormente com o clube italiano: cinco milhões de euros para ficar com o jogador no final da época. Pelé, que foi apresentado na companhia de Manucho (avançado angolano do Manchester United), recordou a sua passagem pelo Inter de Milão e assegurou que agora pretende singrar na liga espanhola, depois das experiências mal sucedidas no FC Porto e Portsmouth. "Vou dar o melhor. Quero crescer como jogador e também quero fazer crescer o Valladolid", referiu.

in OJOGO, 21 Julho 2009

* Stepanov acerta hoje com o Málaga

O FC Porto pode pode hoje acertar com o Málaga o empréstimo do central Milan Stepanov durante a próxima temporada, segundo refere a edição de ontem do jornal As. O interesse dos espanhóis no jogador já é conhecido e o facto de Stepanov não ter participado nos últimos jogos de preparação do FC Porto torna evidente que Jesualdo Ferreira não conta com ele para a próxima temporada. De resto, Stepanov já referiu diversas vezes que quer jogar mais vezes.

in OJOGO,20 Julho 2009

* Chula, ex-junior já não vai para o Sp.Covilhã

Outra contrariedade para João Eusébio, o novo treinador do clube, é o facto de Chula, atleta do FC Porto, também não figurar no novo plantel covilhanense: "O FC Porto não conseguiu chegar a acordo com o clube de formação, o Benavente", segundo explicou José Mendes, presidente do clube.

in Rascord, 17 Julho 2009

* Renteria e Leandro Lima a caminho do Cruzeiro

Renteria e Leandro Lima, que não cabem nos planos de Jesualdo Ferreira, podem ser emprestados ao Cruzeiro, com quem o FC Porto negociou a contratação de Maicon. "Estava acertado, com o FC Porto, o empréstimo do Renteria e do Leandro Lima, na altura da venda do Maicon. O Leandro não veio agora, porque está com uma lesão simples e ficaria uns 20, 30 dias a tratá-la. Preferiu voltar para Portugal e tratar-se antes de vir para cá", disse Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro, admitindo que o negócio não estava fechado porque Renteria ainda estudava propostas do futebol alemão.

in OJOGO,18 Julho 2009

* Ruca no Marítimo

Ruca, guarda-redes que representou os juniores, transferiu-se para o Marítimo. Na hora da despedida, criticou a falta de oportunidades. "Quando cheguei, estava lá o Vítor Baía. Depois veio o Helton, também o Nuno. Agora chega o Beto. Naturalmente, dessa forma, é difícil o aproveitamento dos guarda-redes da formação", afirmou ao MaisFutebol.

in OJOGO, 18 Julho 2009

* Diogo Viana na Holanda

Nem Setúbal, nem Leixões, nem Covilhã ou outro qualquer clube nacional. Diogo Viana vai jogar na I Divisão holandesa na próxima temporada, emprestado ao recém-promovido Venlo, que pensou primeiramente em Hélder Barbosa. Face às exigências financeiras deste, o Venlo virou-se para Diogo Viana, mas neste caso o FC Porto não lhes ofereceu opção de compra, pois exige contar com a jovem promessa na próxima temporada. O negócio foi mediado pelo agente FIFA Jorge Pires.

in OJOGO, 17 Julho 2009

* Sem acordo com Pitbull


FC Porto e Cláudio Pitbull reuniram-se esta quinta-feira com vista à resolução do futuro do jogador brasileiro, mas não chegaram a um acordo.

«Tenho mais um ano de contrato com o Porto. Estamos a tentar chegar a um acordo para rescindir o contrato ou para um empréstimo. O Porto quer rescindir, eu tenho mais um ano para receber e é isso que está a causar o impasse», explicou Pitbull na Renascença, assumindo que o seu futuro deverá continuar a passar por Portugal.

«A partir do momento em que o Porto aceitar as condições de um empréstimo, vamos negociar com os clubes portugueses que já demonstraram interesse em mim. Dou prioridade a Portugal, campeonato que conheço bem e ao qual estou adaptado», referiu.

Pitbull não esconde alguma ansiedade por ver o futuro resolvido: «Quero que o Porto e eu possamos sair a bem desta situação. Gosto de jogar e não ficar parado, por isso quero resolver esta situação o mais depressa possível».

in abolha, 16 Julho 2009

* Hélder Barbosa emprestado ao V. Setúbal

O jogador Hélder Barbosa, que na última época jogou pelo Trofense, vai representar o V. Setúbal esta temporada, por empréstimo do FC Porto.

in OJOGO, 16 Julho 2009

* Lucho "ajuda" a vender Bolatti ao Huracán

Mario Bolatti vai, ao que tudo indica, continuar a representar o Huracán na próxima temporada. A notícia foi avançada pelo presidente do clube argentino, que revelou, à imprensa local, um empréstimo do jogador por mais um ano, ou seja, até Junho de 2010. "Ele foi o melhor jogador do campeonato e estamos muitos felizes por termos conseguido chegar a um acordo. Bolatti vai permanecer no Huracán", adiantou Carlos Babington. O negócio vai render ao FC Porto cerca de dois milhões de euros por metade do passe do médio, sendo que o Huracán desconta nessa verba os 900 mil euros dos direitos de formação de Lucho, entretanto vendido ao Marselha. Quanto aos restantes 1,1 milhões, serão suportados pelo empresário Marcelo Simonian. Este negócio vai de encontro às pretensões do FC Porto, que espera vender o jogador no final da próxima época, recebendo, desta forma, mais 50 por cento dessa eventual verba. Para além disso, o jogador estava avaliado entre os quatro e os cinco milhões, tendo o FC Porto garantido desde já parte dessa verba. Recorde-se que Bolatti custou 2,5 milhões de euros aos portistas, que resgataram, com este negócio, a quase totalidade desse valor.

in OJOGO, 16 Julho 2009

* Bosingwa(ex-junior de 1ºano) foi emprestado ao Gil Vicente.

Informação fornecida pelo Carlos Dias via email. Não vi em lado nenhum esta notícia, por isso vendo pelo mesmo preço que comprei. :-)

* Ivanildo hipótese para Oliveirense

Ricardo Sousa esteve ontem no Estádio Carlos Osório e ficou de responder nos próximos dias à proposta que recebeu da Oliveirense. O médio ajudou o Leiria a regressar ao principal escalão depois de ter começado a temporada ao serviço do Beira-Mar. O empréstimo de Ivanildo por parte do FC Porto está também em cima da mesa.

in OJOGO, 14 Julho 2009

* Vieirinha rende 300 mil

Vieirinha vai render cerca de 300 mil euros ao FC Porto. A mudança definitiva do extremo para o PAOK, onde esteve na última época emprestado, está praticamente acertada e, segundo informações recolhidas na Grécia, os portistas vão receber 300 mil euros e ficar com 35 por cento do passe do jogador. Vieirinha terminava contrato com os dragões no final desta temporada.

in OJOGO, 12 Julho 2009

* Nuno Coelho apresenta-se no Villarreal B

O jovem Nuno Coelho vai ser jogador do Villarreal na próxima temporada. O médio foi emprestado pelo F.C. Porto por um ano, mas a formação espanhola tem opção de compra no final da temporada. Nuno Coelho apresenta-se dia 20 de Julho no Villarreal B, para começar a trabalhar com o plantel que vai disputar a II Liga Espanhola.
Depois de ter representado o Portimonense, na II Liga, durante três temporadas, o jovem passa para o segundo escalão do futebol espanhol. No entanto, garante, é um passo em frente. «Vou com o objectivo de trabalhar para subir à equipa principal. Sei que não vai ser fácil, mesmo no Villarreal B há muita qualidade, mas vou dar o máximo», garante.
Nesta conversa com o Maisfutebol, Nuno Coelho diz que parte para Espanha para ficar mais do que o ano de empréstimo. «O meu objectivo é fazer um bom trabalho na II Liga para convencer o Villarreal a accionar a opção de compra do meu passe. Se não for possível, sei que tenho contrato com o F.C. Porto e o meu futuro passa por aí.»
Definitivamente encerrada está a fase dos empréstimos a clubes secundários do futebol português. «O meu ciclo na II Liga portuguesa tinha acabado e por isso optei pelo estrangeiro. A II Liga espanhola tem muita qualidade, provavelmente mais qualidade até do que a Liga portuguesa, por isso é um passo em frente e quero dar o máximo.»

in maisfutebol, 11 Julho 2009

* Bruno Gama sai do FC Porto e assina por duas épocas

O extremo foi este sábado apresentado, em Vila do Conde, como “a nova aquisição”, tendo o jogador assinado contrato válido por duas épocas, com mais uma de opção.
Bruno Gama, de 21 anos, estava ligado ao FC Porto desde 2004. Nas três últimas temporadas, contudo, foi, sucessivamente, emprestado ao Braga (2006/07) e Setúbal (2007/09).
O presidente do Rio Ave negou qualquer relação entre a contratação de Bruno Gama e a transferência do lateral Miguel Lopes para o FC Porto. "Não tem nada a ver", esclareceu, admitindo, porém, haver uma "boa relação entre o Rio Ave e o FC Porto na sequência da transferência do Miguel Lopes, apenas isso".

in OJOGO, 11 Julho 2009

* Edson a caminho

Deverá subir para o quatro o número de atletas que o FC Porto aceitou ceder ao Covilhã. Depois de Chula, Steven Vitória e Josué, o médio-defensivo Edson, que na época passada representou a Olhanense, parece estar muito perto de ser emprestado pelos dragões aos serranos. O cabo-verdiano, de 21 anos, não foi muito utilizado por Jorge Costa na época passada, tendo realizado apenas 13 jogos entre campeonato e Taça Carlsberg.
Sem mostrar a cara na Serra continua o extremo Chula, enquanto José Mendes, presidente do Covilhã, garante que nos próximos dias poderão chegar dois reforços para o sector atacante.

in OJOGO, 11 Julho 2009

* Kaz e o prazer de ser sadino

O internacional polaco Kazmierczak, que pertence aos quadros do FC Porto, está muito próximo de vir a reforçar o Vitória de Setúbal. Tal como O JOGO adiantou ontem em primeira mão, já existe acordo total entre os responsáveis dos dois clubes, mas falta apenas o sim do atleta para o empréstimo se concretizar. O médio vai tomar uma decisão definitiva na próxima segunda-feira, altura em que tem agendada uma reunião com Antero Henrique, director-geral do FC Porto.
Kazmierczak que ainda se encontra de férias na Polónia, sua terra natal, confessou, em declarações ao sítio "Mais Futebol", estar a par do interesse do Vitória de Setúbal, mas prefere anunciar a decisão na próxima semana. "Carlos Azenha sabe bem o meu valor. Temos uma excelente relação e seria um prazer voltar a trabalhar com ele", afirmou acerca do agora treinador sadino.
O atleta de 27 anos, e que mede 1,91 metros, está apostado em realizar uma boa época, até para esquecer os últimos meses ao serviço dos ingleses do Derby County, pelo que encara o seu regresso a Portugal como uma forma de relançar a sua carreira. Tudo aponta para que o polaco se apresente, o mais tardar, na terça-feira, na Quinta do Pinheiro, local para onde os sadinos partem amanhã ao final da tarde para realizar, durante uma semana, o estágio de pré-temporada.
Entretanto, os sadinos esperam que, em breve, o FC Porto dê luz verde para que sejam anunciados os outros dois atletas que os dragões vão ceder ao clube do Bonfim, o que deverá acontecer nas próximas horas.

in OJOGO, 11 Julho 2009

* Candeias emprestado ao Huelva

Por seu lado, Candeias foi cedido aos espanhóis do Huelva. Entretanto, o Setúbal chegou a acordo com o FC Porto para ficar com Kazmierkzac e só falta mesmo o "sim" do polaco para oficializar tudo. No sentido oposto, Coulibaly, avançado de 17 anos oriundo do Istres, assinou por três anos.

in OJOGO, 10 Julho 2009

* João Paulo desejado

A SAD do Belenenses está a tentar a todo o custo junto do FC Porto a contratação de João Paulo. O defesa-central, de 27 anos, esteve emprestado na última época ao Rapid Bucareste e não entra nos planos de Jesualdo Ferreira pese ter mais 2 anos de contrato com os dragões. Internacional B e Sub-21, João Paulo é o homem desejado no Restelo para dar mais experiência ao eixo central da defesa.
Ao que apurámos, o Belenenses detém junto dos portistas um crédito de 350 mil euros resultante da transferência de Rolando para o Porto, verba que tem de ser utilizada esta época. Daí que os azuis do Restelo estejam a intensificar os contactos no sentido de convencerem João Paulo. Algo que não se afigura fácil, já que o jogador tem mercado na Roménia além de outros interessados em Portugal.
Namoro antigo
O Belenenses há muito que segue com atenção a carreira de João Paulo. De facto, os azuis tentaram contratar o defesa-central - que também pode alinhar a médio-defensivo - ainda nos tempos de Jorge Jesus, já que o técnico o conhecia bem da U. Leiria.
Consumadas as contratações de Barge e Yontcha, o próximo reforço deve ser Ivan. Os azuis aguardam apenas que o médio comprove a situação de jogador livre para então fecharem o acordo. Até ao início da Liga, a SAD pretende contratar mais 4 ou 5 reforços.

in rascord , 8 Julho 2009

* André Pinto para a defesa

O jovem central André Pinto, que na última temporada representou o Santa Clara por empréstimo do FC Porto, é o primeiro de quatro jogadores que os dragões deverão ceder ao Setúbal. A boa nova chegou ontem ao Bonfim, devendo o atleta apresentar-se esta manhã em Setúbal para se juntar ao plantel vitoriano.
André Pinto, que completa 20 anos no próximo dia 5 de Outubro, é internacional sub-21 e visto como um atleta de grande potencial. Na época passada, ao serviço dos açorianos do Santa Clara, alinhou em 27 partidas da Liga Vitalis, tendo apontado três golos.
O atleta encara o seu ingresso no Setúbal como "um desafio aliciante" e uma forma de "continuar o processo evolutivo" que o levará até à equipa principal do FC Porto. O reforço dos sadinos pretende, contudo, "ser útil" ao Vitória e ajudar a formação setubalense a alcançar os objectivos propostos.
O reforço do sector defensivo era uma das prioridades de Carlos Azenha, e André Pinto encaixa na perfeição nas pretensões do técnico, que vê assim reforçado aquele que é até ao momento um dos sectores mais carenciados do plantel.
Esperançado em realizar uma boa temporada em Setúbal, o jovem futebolista mostra-se entusiasmado por se integrar no projecto vitoriano. André Pinto considera que o Setúbal "está a construir uma boa equipa" e, recusando qualquer protagonismo pessoal, assume que será "apenas mais um que pretende contribuir para o sucesso da equipa".
André Pinto sublinhou ainda a "importância e a história" do clube no panorama desportivo nacional como factores, entre outros, que o levaram a aceitar o novo desafio.

in OJOGO, 8 Julho 2009

* Ibson no Spartak de Moscovo

Já há um acordo entre o FC Porto e o Spartak de Moscovo que possibilita a Ibson prosseguir a carreira na Rússia. Nesta altura só falta mesmo o consentimento do médio brasileiro, bem como a sua assinatura, para selar o negócio. Em termos de verbas, o entendimento entre os clubes foi alcançado ontem de manhã, com o FC Porto a receber perto de cinco milhões de euros pela venda definitiva do passe. Para ontem à tarde estava prevista uma reunião no Rio de Janeiro entre Laís Silva, pai de Ibson, e o empresário Eduardo Uram, de maneira a dar conhecimento ao jogador das negociações entre portuenses e moscovitas. A reunião acabou por ser adiada para hoje. A preferência de Ibson era permanecer no Flamengo, mas a proposta do clube brasileiro foi insuficiente, e o FC Porto abriu as portas a outros clubes interessados. O Spartak foi o clube que apresentou melhores garantias.

in OJOGO, 8 Julho 2009

* Zequinha certo

O internacional sub-21 Zequinha, de 23 anos, assinou ontem um contrato com os algarvios válido por três temporadas, depois de se ter desvinculado do FC Porto, e é mais um reforço para o ataque dos algarvios. Na última época Zequinha foi emprestado pelos dragões ao Gil Vicente, tendo realizado 26 jogos pela equipa de Barcelos e marcado quatro golos. Em Olhão o avançado vai juntar-se a vários jogadores que também representaram o FC Porto, como Stephane ou o quinteto que se encontra no Olhanense por empréstimo dos portistas, composto por Ventura, Tengarrinha, Castro, Ukra e Rabiola.

in OJOGO, 9 Julho 2009

* Paulo Ribeiro é hipótese para a baliza

Setúbal está no mercado em busca de guarda-redes e já tem referenciado, entre outros, Paulo Ribeiro e Nuno Santos, ambos formados no clube sadino. Dos quatro que na época passada fizeram parte do plantel, Bruno Vale e Kieszek regressam aos clubes de origem, FC Porto e Sp. Braga, respectivamente, enquanto Pedro Alves e Milojevic não entram nos planos do técnico sadino, abrindo-se três vagas para ocupar este sector específico.
Paulo Ribeiro, de 25 anos, representou na época passada o Portimonense por empréstimo do FC Porto - no clube azul e branco foi treinado, curiosamente, por Azenha, na altura adjunto de Jesualdo em 2006/07 -, tendo sido titular em apenas 11 jogos da Liga Vitalis. No final da temporada passada terminou o vínculo aos azuis e brancos, pelo que é um jogador livre. Por outro lado, Nuno Santos, actualmente com 36 anos, defendeu na última temporada as cores do Gondomar em 19 partidas do segundo escalão profissional, é igualmente uma possibilidade em estudo.

in OJOGO, 6 Julho 2009

* Stephane assina em definitivo

O lateral-esquerdo Stephane continuará no plantel do Olhanense, mas, já sem vínculo ao FC Porto, que renovou o pelotão de cedências com Ventura, Tengarrinha e Rabiola, jovens internacionais que se juntam a Castro e Ukra nessa condição. Ao plantel algarvio juntam-se, nos próximos dias, os atacantes Greg e Guerrero, à experiência.

in OJOGO, 6 Julho 2009

* Diogo Valente assina três anos com Braga

Diogo Valente tinha mais um ano de contrato com o FC Porto, mas acertou a rescisão do vínculo.

Estava na órbita de vários clubes em Portugal, mas será o Braga a acolhê-lo e logo através de um contrato de longa duração, válido por três épocas. Diogo Valente é o coelho mais recente a saltar da cartola de António Salvador. O currículo do internacional português de 24 anos e, especialmente, as últimas duas épocas, ao serviço do Leixões, são incontestáveis quanto à valia desta contratação-surpresa: trata-se de um reforço de vulto para o flanco esquerdo dos minhotos, encaixando que nem uma luva nos esquemas tácticos preferidos do técnico Domingos Paciência, que nunca prescinde de extremos, como se verificou no Leiria e na Académica. .

Bons negócios é com o Braga e um dos segredos desse sucesso tem relação directa com o bom relacionamento existente entre os minhotos e o FC Porto. O caso de Diogo Valente é mais uma consequência, na esteira do que aconteceu com, Jorginho, Luis Aguiar, Alan ou Renteria, todos oriundos dos quadros do actual tetracampeão nacional - os três primeiros a título definitivo, o segundo por empréstimo. Já o ex-jogador do Leixões e do Marítimo, clubes onde rodou por empréstimo nas últimas três épocas, chega a Braga numa nova condição: metade do seu passe passará a ser partilhado, em partes iguais, pelo FC Porto e pelos arsenalistas, o que significa que o seu clube de origem também lucrará em caso de futura venda.

in OJOGO, 2 Julho 2009

* Seis do FC Porto confirmados no Olhanense

O plantel do Olhanense está formado e estão já confirmados Ventura, Castro, Ukra e Rabiola - como O JOGO noticiou em primeira mão -, todos eles por empréstimo do FC Porto até final da época. Mas este quarteto passará a sexteto, com Tengarrinha (na foto) e Stephane. O central é cedido por um ano, mas o lateral-esquerdo deverá ser a título definitivo. Tanto este jogador como os restantes cinco são esperados nas próximas horas no Algarve para começarem a trabalhar às ordens do técnico Jorge Costa. Recorde-se que este grupo completará a lista de jogadores já contratados pelo Olhanense: Sandro, Carlos Fernandes, Jailson e Gomis. Em dúvida permanece a situação de Bruno Mestre e Messi. Ambos os atletas são desejados por Jorge Costa e têm propostas em mãos para continuar, mas os atletas pedem uma melhoria salarial que o clube entende ser elevada.

in OJOGO, 2 Julho 2009

* Edson não fica no Porto: «Perdi um ano e meio da minha vida»

Edson não esconde a amargura. O central brasileiro, internacional sub-20 pelo seu país, chegou a Portugal com uma mala cheia de sonhos mas, um ano e meio depois, regressa a casa sem um sorriso. O F.C. Porto não avançou para a compra definitiva do seu passe, após empréstimos sucessivos a Belenenses, Académica e Rio Ave.

«Não quero ficar mais tempo em Portugal emprestado. Agora para o Brasil, gozar as férias e depois apresento-me no Figueirense, clube com o qual tenho contrato. Nunca me iludi muito com isto, sempre tive o interesse de grandes clubes do Brasil e resta-me a consolação de ter ajudado o Rio Ave a alcançar os seus objectivos», começa por dizer, ao Maisfutebol.

O defesa não critica o F.C. Porto, considerando apenas que fez uma má escolha para a sua carreira. «Para mim, o único culpado fui eu, porque não devia ter vindo para aqui emprestado. Perdi um ano e meio da minha vida, sinceramente. Quando cheguei à Académica, apanhei um treinador que me queria colocar a lateral esquerdo à força. Felizmente, no Rio Ave, joguei na minha posição natural e estive bem», lembra.

Edson despede-se do campeonato português mas, aos 21 anos, sente ter condições para recuperar o tempo perdido. Em Vila do Conde, trabalhou diariamente com Miguel Lopes, lateral direito que vai reforçar o F.C. Porto. O brasileiro elogia o companheiro de equipa no Rio Ave. «O Miguel é um jogador forte, com bastante qualidade técnica e tem futebol para vencer no F.C. Porto. Tudo depende dele», remata.

in maisfutebol,2 Junho 2009



** A grande maioria destas notícias sobre empréstimos/Rescisões estão confirmadas, mas outras ainda não...vou actualizando no quadro quando já for oficial...






** A grande maioria destas notícias sobre empréstimos/Rescisões estão confirmadas, mas outras ainda não...vou actualizando no quadro quando já for oficial...