segunda-feira, maio 10, 2010

ABRAM ALAS AO CAMPEÃO DOS TÚNEIS :-))



Mais actualidade quando colocar aqui as coisas em ordem..:-)


Vamos lá botar faladura...Para alguns amigos lampiões,como Vítor Silva, e especialmente o Pedro Costa e já agora a esposa Catarina, que sempre tiveram uma postura de grande imparcialidade e desportivismo, e que em anos anteriores sempre me deram os parabéns reconhecendo o mérito das nossas vitórias, para eles não me custa dar-lhes os sinceros parabéns...aliás, já o fiz pessoalmente...e uma bicada aqui e ali, ninguém leva a mal...e perante estes benfiquistas até posso subscrever o texto abaixo que encontrei no jornal i, de um Alexandre Pereira:


Deixem os túneis – o Benfica é um justo campeão

Jogou mais e melhor. Afinal é possível ganhar e dar bons espectáculos. Parabéns ao Braga também, claro.

Lançados os foguetes, é altura de dizer que são justos. Portugal tem o campeão que melhor jogou, que se mostrou mais constante e, convenhamos, que tem o melhor plantel.

Desta vez, a qualidade nominal de uma equipa correspondeu ao que ela mostrou em campo durante quase um ano. Posto isto, e olhando para as soluções à disposição de Jorge Jesus, espanta pouco que o Benfica tenha conquistado o 32.º título da sua história. Até porque tem… Jorge Jesus, figura central do campeonato.

Como quase sempre, podem os adversários ficar a pregar por túneis e castigos, por sistemas manietados ou benefícios obscuros – chegou ao fim com mais pontos a melhor equipa. Raramente aconteceu o contrário,e o FC Porto, por exemplo, sabe por experiência própria o que é ver os seus feitos denegridos pelo mau perder dos outros.

Uma palavra para o Braga: com os pontos que fez, seria campeão na maioria das épocas que ficaram para trás. Cresceu muito este ano, veremos se o futuro traz continuidade. Mas convenhamos: o Benfica joga melhor futebol. O que é um consolo para quem gosta do jogo – afinal consegue-se ganhar aliando espectáculo e resultados.





Para os outros, como jagunço traficante Vieira, o São Gabriel,os Guerras,os Delgados,aos Fedorentos,etc,etc que nunca tiveram a dignidade de reconhecerem o mérito das vitórias do FC Porto, chegando ao ponto paranóico de até lançarem suspeições sobre o título europeu conquistado em 2004 , a equipa de Mourinho, no próprio site oficial da slbosta, e que agora andam armados em paladinos do fair-play... ao que o ridículo já chegou..ver o jagunço afirmar que o título não é contra ninguém,fala de barriga cheia... quando em anos anteriores , lançava suspeição sobre tudo e mais alguma coisa, a esses eu mando-lhes inclinar a cabeça:





E faço o sinal da praxe:






Dito isto...Já toda a gente sabe o que penso deste campeonato, pois enquanto uns se dedicavam a arranjar desculpas atrás de desculpas para as nossas miseráveis exibições,como dopings nos adversários e afins...eu, que raramente tinha pachorra para ver jogos dos lampiões, mas perante amigos portistas que estavam surpreendidos com o que viam, dei por mim, a ficar espantado com a qualidade dos mesmos,o ritmo, aquela vontade de não gerir nada e ir à procura de mais , mais e mais golos cativou-me...o Jesus nunca estava satisfeito...e foi preciso vir o Jorginho dar grande mérito ao Jesus, para algum rebanho agora também abanar a cabeça...

É verdade, que o Ricardo Pavão foi um grande ponta-de-lança,especialmente no castigo ao Hulk e Sapunaru, mas mesmo assim, o Braga que também sofreu de um desses castigos...conseguiu lutar até ao fim, coisa que o FC Porto a 10 jornadas do fim já tinha o destino quase que definido...os últimos resultados e exibições, com tantas ausências, que agora até parecem que não fazem falta, mais não é que o estrebuchar do morto...:-))

As arbitragens? Estão ao nível dos outros anos...todos terão razões de queixa...a grande diferença é o branqueamento que se faz a tudo o que beneficia os lampiões,em contraste com as grandes parangonas quando o FC Porto é beneficiado...mas isso não é de agora e nunca foi impedimento para sermos campeões...

Aliás, fala-se muito nas 17/18 expulsões, nos 11 jogos em que os lampiões jogaram em superioridade numérica, e que até foi esse um dos temas de discussão da "tertúlia" de sexta-feira, com alguns amigos e respectivas esposas, tendo eu fica "esmagado" com os conhecimentos futebolísticos da Catarina, esposa do Pedro Costa...:-))) E discutia-se que o problema não eram as expulsões, mas se efectivamente elas eram justas ou não...daí terem-me lançado o desafio de fazer essa análise...

A conclusão que se pode tirar é que a maioria das expulsões foram justas...mas também é muito difícil dizer se uma expulsão injusta foi decisiva para o resultado final, se a isolarmos , sem analisarmos os lances que existiram antes e depois , e mesmo assim muitas vezes não se chega a concluir nada...ou melhor...cada um chega à conclusão que mais lhe convém consoante a cor das lentes :-)))

Dos 18 jogadores expulsos contra os lampiões, e tendo como base o Tribunal do OJOGO, só em 5 casos há dúvidas...e mesmo nesses em nenhum há unanimidade, mas por maioria poderemos dizer que 4 foram expulsões injustas...



http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Já vendo o outro lado, também haverá razões de queixa...foram perdoadas 9 expulsões de jogadores adversários do Benfica, que de uma forma mais justa se reduz a 5 expulsões, se tivermos em conta a maioria das opiniões,excluindo as opiniões de um único ex-árbitro, onde 3 foram por unanimidade e 2 por maioria dos ex-árbitros..veremos que entre benefícios e prejuízos estarão ela por ela...

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

E pronto...venha o próximo campeonato...

E agora que festejem à vontade e que repitam daqui a alguns anos...:-))

A festa lampiónica não me tem incomodado...ontem, depois de uma maratona futebolista, que começou com o jogo do Inter, que a 15 minutos do fim parecia estar perto de comemorar o título quando vencia por 4-1, depois de ter estado a perder e incrivelmente os dois primeiros golos foram autogolos,o terceiro golo do Inter é um golaço, chapéu monumental...e com a Roma a perder em casa, tudo se transformou quando o Inter levou 2 golos (4-3), e a Roma faz a reviravolta com dois golos de Totti...incrível como este jogador depois de ter sido expulso naquela agressão bárbara, não é castigado e joga o jogo seguinte como não tivesse havido nada...mais uma situação que Portugal não tem nada que aprender com italianos, pois aqui uma expulsão, dá punição independentemente da prova ser da federação ou da Liga....depois ainda vi o Chelsea ser campeão, ganhando por 8-0?!!?!?!? Ainda pensei que estava a ver o Benfica-V.Setúbal...aliás, o penálti e a expulsão foram parecidas com as que existem na lampilândia :-)))

Acho que nunca vi tanto futebol seguido...:-))

E para finalizar ainda pensei em ver os dois jogos em simultâneo,da decisão do título dos túneis, o do Braga e o do lampiões, mas ao procurar canais na net, fui parar a um documentário da viagem de dois actores de moto de Londres a Nova Iorque,"The Long Way Round"...pronto...não consegui parar de ver episódio atrás de episódio...foi até à meia noite...e nessa altura já não se ouvia foguetes :-))

Ainda coloquei uma janelinha, com o livescore...e em poucos minutos fechei-a, pois a lampionagem marcou logo no início...malditos e logo o Cardozo..:-((

A única coisa da festa que vi, foi quando fui jantar e estava a dar distúrbios em Braga...com um tipo brasileiro a falar e a dizer que foi uma lampiona que provocou:-)) Estas lampionas provocadoras...e em Braga não faltam...:-)

Mas o melhor da festa foi quando vi, que os abutres perderam em casa e com isso também o lugar Europeu para o Marítimo...Um grande AHAHAHAHAHAHAH, para o Paulo Sérgio, que ainda enquanto treinador do V.Guimarães andou a mandar bitaites sobre os lagartos, a sua futura equipa, e não deixar essas opiniões, decisões para o final da época...inacreditável :-))

Como não vi a festa, só fiquei com uma dúvida: Quem entregou em representação da Liga a Taça de Campeão foi o Ricardinho lampião Pavão, não foi? Acho que era justo, essa homenagem..:-))



P.S.: Lyon coloca 15 milhões em cima da mesa para levar Bruno Alves. Não é mau...boa viagem...Mas o paizinho que tenha calma :-)) Não era este que ía ficar como símbolo, como grande capitão e terminar a carreira no FC Porto?...Pois...


P.S.1: Queiroz anuncia esta noite os 23 convocados. Eu acho que a grande surpresa vai ser a convocatória dos treinadores Jesus e do Jesualdo Ferreira, este último perito em jogar com 10 jogadores e a ganhar com o que resta do estaleiro das equipas..:-))


P.S.2: Lisandro López eleito melhor jogador da liga francesa. Chegar, ver e vencer...isto não dá direito a mais um bónus para o FC Porto? :-))


P.S.3: Mais campeões:

Grécia - Panathinaikos
Escócia - Glasgow Rangers
Bélgica - Anderlecht
Alemanha - Bayern de Munique
Holanda - Twente
Ucrânia - Shakhtar Donetsk
Dinamarca - Copenhaga
França - Marselha
Inglaterra - Chelsea
Andorra - Santa Coloma
País de Gales - New Saints
Eslovénia - Koper
Irlanda do Norte - Linfield
Malta - Birkirkara
Croácia -Dínamo de Zagreb
Moldávia - Sheriff
Bulgária - Litex
Chipre - Omónia
Eslováquia - Zilina
Geórgia - Olimpi
Macedónia - Renova
Albânia - Dínamo Tirana
Portugal - SL Túnel


P.S.4: Muito boa...José Manuel Ribeiro no OJOGO:

O Benfica contra as agências de rating, já

Duas boas notícias acompanharam a festa do Benfica, uma especificamente para quem gosta de futebol e outra para os cidadãos em geral, sujeitos à crise e ao desemprego. A primeira é a de que será dada à equipa de Jesus uma hipótese de atacar a Europa; a segunda é a de que Luís Filipe Vieira transitará, mais tarde ou mais cedo, para o Ministério da Economia, de onde conduzirá o país a salvamento. Basta aplicar às contas públicas a fórmula que livra o Benfica da necessidade de vender jogadores, apesar dos 340 milhões de passivo consolidado e da falência técnica em que se encontrava há questão de meses.

Pela parte do futebol, será uma pena se a declaração feita ontem por Vieira - "só venderemos jogadores pela cláusula de rescisão" - tiver nascido da mesma liberdade poética que Pinto da Costa costumava usar nestes casos (digo costumava, porque numa entrevista recente gelou os portistas ao admitir a saída de Falcao). Como provam os altos e baixos europeus, Jesus tem por onde desenvolver a equipa e é improvável que as transferências cogitadas - David Luiz e Di María - não lhe afectem o potencial.

Fugir a esse risco é que não soa propriamente barato. Se o investimento do último defeso era quase obrigatório, para fugir ao afundamento definitivo e contrariar uma superioridade do FC Porto que começava a ser até financeira, o anúncio de que não é preciso pagá-lo reforça a pergunta que anda no ar desde Setembro sem direito a resposta: como é que as regras da economia não se aplicam ao Benfica?


P.S.5: A lista dos 24 convocados para o Mundial.

LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Beto (F.C. Porto) e Daniel Fernandes (Iraklis);

Defesas: Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Bruno Alves (F.C. Porto), Ricardo Carvalho (Chelsea), Rolando (F.C. Porto), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Zé Castro (Dep. Corunha) e Fábio Coentrão (Benfica);

Médios: Pepe (Real Madrid), Pedro Mendes (Sporting), Raul Meireles (F.C. Porto), Deco (Chelsea), Miguel Veloso (Sporting) e Tiago (Atl. Madrid);

Extremos: Simão (Atl. Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (ManUtd) e Danny (Zenit);

Avançados: Liedson (Sporting) e Hugo Almeida (Werder Bremen).

Como sempre disso...a selecção não me diz grande coisa...nunca me tira o sono...mas dada a bajulação scolariana que tivemos que aturar que se transformou em critica a tudo o que Queiroz fazia fiquei feliz por se terem apurado e agora até que vou acompanhar mais de perto...das últimas vezes estava sempre a torcer pelos adversários...:-))

Além disso, um tipo que só convoca um lampião...tem a minha admiração...e ninguém o pode acusar de injusto...só fazia falta o Di Maria e o Aimar para sacar penáltis...:-))

Ah, e espero que leve na comitiva o terror do túneis...o Rui Costa com os seus stewarts amestrados...:-)) A chatice é que não haverá Ricardos Pavões na Disciplina da FIFA...:-))




------------
Câmara Corporativa