terça-feira, março 15, 2011

NEXT...


in ojogo



in pasquim lampião

Domínio absoluto, única equipa em campo...tiro ao boneco, alguns falhanços,algumas decisões polémicas da arbitragem e mais uma vez só resolvido à bomba...estava feito o mais difícil...depois, desperdício aqui desperdício ali, e mais uma vez a tranquilidade só no último minuto...13 pontos para o segundo classificado...já estou a pensar no campeonato do próximo ano...:-)) Mas ainda espero, andar mais um tempo pela Europa dos Coitadinhos e quem sabe ir à Irlanda...e talvez... ainda ir pregar um susto (sim eu sei que vai ser tremendamente difícil) à lampiolândia...

Lances principais segundo OJOGO:


-17' Ataque do Leiria conduzido por Cacá, que cruza para o cabeceamento de Fabrício, ligeiramente ao lado.


-18' Resposta do FC Porto: Moutinho isola Fucile, que cruza atrasado para Hulk. Já na área, o brasileiro falha o remate, mas Falcao recupera a bola e solicita novo tiro, agora de Belluschi, que obriga Gottardi a defesa apertada.


-26' Falcao sai da área para combinar com Álvaro Pereira e encontra espaço para o remate. À figura de Gottardi.


-27' Fucile rompe pela direita e assiste Belluschi, que volta a tentar acertar na baliza, em jeito. Por cima.
-30' Livre de Patrick, directamente para as mãos de Helton.

-39' Bomba de Hulk queima as mãos de Gottardi.


-44' Habilidade de Hulk na área, a tirar um defesa da frente e a rematar por cima.


-51' Hulk dispara de fora da área. Ao lado.


-54' Gottardi mergulha para desviar um canto carregadinho de veneno de Hulk.


-56' Entrada de rompante de Álvaro Pereira pela esquerda, a rematar com força para um excelente desvio de Gottardi.


-59' [0-1]. Golo de Guarín.
-61' Grande corte de Fucile para canto, a evitar que uma excelente jogada de Cacá causasse estragos.

-65' Isolado por James, Hulk encontra brecha na defesa e remata com fora. Gottardi aplica-se.


-68' Slalom de Hulk, a tirar um punhado de defesas da frente e ainda com força para rematar. Essa foi a parte que não saiu bem...


-75' Gottardi nega o golo a Falcao, que, isolado por Belluschi, não consegue ultrapassar o guarda-redes.


-90'+2'[0-2]. James isola Hulk, que sofre toque de Gottardi na área. Grande penalidade que o próprio Hulk se encarrega de marcar, acabando com um jejum de oito jogos sem marcar.


E vamos igualando e batendo records...é records atrás de records...


in ojogo


E o Helton está farto de só aquecer....7 jogos consecutivos sem sofrer golos para o campeonato...

in ojogo


Já agora a análise do João Vieira Pinto, que faz o elogio ao Rolando e bem merecida...perdemos o Bruno Alves, que para muitos seria o descalabro(diga-se que nunca fui dessa opinião, bem pelo contrário...via imensos erros, por detrás da cabeleira e do salto em altura:-))), e o que é certo é que seja com Maicon, seja com Otamendi, temos uma das melhores defesas dos últimos anos...é obra...O elogio ao Moutinho deve também colocar o MST a ferver...:-))))

1-Vencedor anunciado cedo

Vitória justa e indiscutível do FC Porto num jogo pouco interessante de seguir, lento, com muitos passes errados e um vencedor anunciado desde cedo, porque sempre que o visitante acelerava provava a si mesmo que iria marcar e ganhar, mais tarde ou mais cedo. Esta vitória perspectiva um final de campeonato pouco interessante. A diferença pontual entre FC Porto e Benfica é tão grande que já só resta saber em que jogo haverá campeão.

Pretendendo virar-se para Liga Europa, o FC Porto quererá resolver a questão do título o mais rapidamente possível e o jogo da Luz terá para os portistas apenas o desafio de conseguirem ser campeões sem derrotas, se possível só com os dois empates cedidos até ao momento, para assim igualarem o recorde do Benfica nos anos 70.

2-FC Porto ganhou o direito a não ter pressa

A primeira parte decorreu do seguinte modo: FC Porto instalado no meio-campo do Leiria durante a maior parte do tempo, com mais iniciativa mas com uma circulação de bola lenta e até previsível. As dificuldades que iam aparecendo deviam-se ao facto de o Leiria defender praticamente com os 11 jogadores atrás da linha da bola, não permitindo espaços.

A tranquilidade pontual do FC Porto permite-lhe dar-se a estas regalias: o tempo deixou de ser obstáculo e a supremacia sobre os adversários é tal que o jogo é mentalmente dado como ganho. E a verdade é que só acelerava de vez em quando, mas era suficiente para criar perigo e acreditar que o golo apareceria. O FC Porto ganhou o direito a não ter pressa. E a verdade é que por volta da hora de jogo o mesmo já estava resolvido, porque o Leiria, que estranhamente estava a jogar para o ponto - cinco defesas e as linhas recuadas -, quase abdicando do ataque, a seguir esboçou uma reacção não muito convincente, mas como teve de se abrir o jogo tornou-se mais agradável.

3-Soluções para todos os problemas

Quando dispõe de toda a gente, o FC Porto tem um naipe de soluções invulgar, porque consegue ladear qualquer problema. Como era difícil ultrapassar uma defesa tão fechada, ontem havia que apostar no remate de meia-distância. E Guarín fez o golo. Noutros jogos era preciso velocidade e o FC Porto foi veloz, de outras marcou de bola parada, de ataque continuado. Marcou sempre mesmo quando o seu futebol não foi de encher o olho.

Porque o jogo de ontem não foi exactamente uma maravilha, vou destacar pormenores que atestam a teoria das soluções para todos os gostos: na segunda parte Belluschi, um craque, fez um passe fantástico que deixou Falcao na cara do guarda-redes, Hulk fez duas ou três arrancadas demolidoras, uma das quais originou um penálti, Guarín fez um golo excelente do sítio certo no momento exacto.

4-Guarín ou Fernando?
Desde que jogue Moutinho…

Sabe-se desde o início da época que o FC Porto tem um plantel rico, mas então nesta altura em que reina a confiança, o treinador pode trocar jogadores sem sequer correr riscos. Ontem Villas-Boas abdicou de Fernando, mais posicional e defensivo e entrou Guarín, jogador com mais iniciativa atacante. E o que resultou daí? Em termos de funcionamento colectivo, nada de especial, porque a inteligência táctica de João Moutinho permite tudo. Ele nunca é problema. É sempre parte da solução. Se Fernando fica, ele sobe; se joga Guarín e vai ao ataque ele fica e compensa, pautando sempre as suas acções individuais conforme as necessidades da equipa.


5-O elogio de Rolando

Nesta altura em que a época se aproxima do fim e no campeonato já pouco há para decidir, não quero perder a oportunidade de dedicar um espaço a Rolando, um dos esteios deste FC Porto. Teve um início de época complicado, ficou órfão de Bruno Alves, começou a jogar com Maicon e ajudou-o a subir. Ao mesmo tempo, no banco estava Otamendi, um jogador de classe com jeito de comandante. Era previsível que o argentino não ficasse de fora por muito tempo e as primeiras indicações até apontariam para que pudesse ser Rolando a sair, mas a verdade é que, no seu jeito discreto mas eficiente, impôs-se sem dar hipóteses à concorrência. De modo que hoje, mesmo com a rotatividade que o treinador vai impondo, os centrais do FC Porto em jogos a doer são… Rolando e um dos outros dois.





------------
Câmara Corporativa