domingo, maio 27, 2007

LEIXÕES????




Para comemorar ,para mim o maior, o mais marcante feito do FCPORTO convida-se o Leixões??? Está tudo doido, ou quê??? Um encontro entre o vencedor das duas ligas até têm lógica, mas não nas comemorações dos 20 ANOS DA CONQUISTA DA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS!!! Não seria possível ter convidado o Bayern de Munique? Enfim, enfim, enfim....



Ficam as imagens que JAMAIS ESQUECEREI.






Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Se há data que me marcou na história do FCPORTO foi a do dia 27 Maio 1987. Já foi há 20 anos...A nossa primeira TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS...foi este o momento em que o mundo do futebol começou a olhar-nos com respeito e admiração.!!!

Já muita coisa foi dita, escrita , há blogs com descrições extraordinárias, grandes memórias.. .sobre esta data só tenho a dizer:

FOI O DIA MAIS MARCANTE COMO PORTISTA E ONDE SENTI UM ORGULHO ENORME, ENORME ,ENORME EM SER DO FCPORTO!!! JAMAIS ESQUECEREI!!!


No maisfutebol:

Duas anos depois de Viena:

Onde estão os campeões europeus pelo F.C. Porto?



Vinte anos, duas décadas que mudam vidas. O tempo não pára e para quem viveu momentos de euforia no passado só é possível rememorá-los enquanto abraçam outros projectos. É assim com todos, mesmo com os campeões de Viena.

De 1987 para 2007 muita coisa mudou na vida dos 17 atletas que foram escolhidos por Artur Jorge para viajar até à Áustria, tentando a conquista de um título histórico. Eram jogadores de elite, dos melhores na altura.

Com a Taça dos Campeões Europeus no currículo, os nomes nunca mais foram esquecidos, embora uns soubessem aproveitar a fama melhor do que outros. Houve quem fizesse uma transição feliz após abandonar a carreira de futebolista, mas nem todos se saíram bem.

Artur Jorge continua a treinar, neste momento na Ligue 2 de França, enquanto que o seu adjunto carismático Octávio Machado é um técnico no desemprego. José Guilherme Aguiar tem funções camarárias em Gaia e Álvaro Braga Júnior destaca-se nos comentários televisivos. O massagista Rodolfo Moura mudou-se para o Benfica.

Entre os antigos jogadores, a larga maioria continua ligada ao desporto, mas elementos como Jaime Magalhães, por exemplo, optaram por afastar-se quase por completo do futebol. Quanto aos estrangeiros, Mlynarczyk já foi treinador de guarda-redes da selecção polaca e desempenha nesta altura as mesmas funções no Widzew Lodz, enquanto Celso divide o seu tempo entre uma padaria na zona de Fortaleza, matando ocasionalmente o vício do futebol, treinando equipas amadoras da região ou participando em torneios de veteranos.

Os autores dos golos do F.C. Porto em Munique vão procurando novas vias para o futuro. Madjer abraçou algumas experiências como treinadores e dedica-se actualmente a fazer comentários para a televisão Al Jazeera. Juary está em Itália, por onde passou enquanto jogador, e tem treinador jogadores jovens. Em Agosto de 2006, passou do Avellino para o Potenza.

Confira em que se transformaram os campeões europeus:

Mlynarczyk (guarda-redes)
Treinador de guarda-redes do Widzew Lodz (Polónia)

Zé Beto (guarda-redes)
Morreu a 03/02/90 num acidente de automóvel

João Pinto (defesa-direito)
Treinador-adjunto do F.C. Porto

Eduardo Luís (defesa-central)
Treinador actualmente sem clube

Celso (defesa-central)
Empresário e treinador na zona de Fortaleza

Festas (defesa-central)
Empresário

Inácio (defesa-esquerdo)
Treinador do Foolad (Irão)

Quim (médio defensivo)
Treinador actualmente sem clube

André (médio defensivo)
Gabinete de observação do F.C. Porto

Sousa (médio organizador)
Treinador actualmente sem clube

Jaime Magalhães (extremo-direito)
Comerciante

Jaime Pacheco (médio)
Treinador do Boavista

Frasco (médio-direito)
Técnico nos escalões de formação do F.C. Porto

Juary (ponta-de-lança)
Treinador das camadas jovens do Potenza (Itália)

Madjer (avançado)
Comentador da estação Al Jazeera

Futre (extremo-esquerdo)
Empresário

Casagrande (ponta-de-lança)
Comentador da TV Globo