quarta-feira, maio 16, 2007

Vice-Presidente dixit...




No OJOGO:

Fernando Póvoas defende nova política de comunicação

A menos de uma semana de ser oficializado no cargo de vice-presidente, Fernando Póvoas não hesita em apontar a política de comunicação do clube como área a rever. Os equívocos no relacionamento com os jornalistas, defende o médico, prejudicam uma afirmação plena da grandeza do FC Porto. "A relação tem sido amarga", diz, criticando a atenção sistemática dada "a notícias irrelevantes". Por outro lado, acrescenta, "esse comportamento da Comunicação Social também é estimulado pelo facto de o clube se fechar em demasia, sem dar acesso a jogadores e outros protagonistas que promovam o espectáculo".

Jesualdo Ferreira foi a excepção e, nem de propósito, o tema levantado por Fernando Póvoas ganha uma força paralela acrescida com a ideia recente de que o treinador tem sido uma voz isolada no clube, sem o devido acompanhamento. "Esse é um detalhe relevante, mas entronca na tal filosofia de comunicação do FC Porto. Aparecendo quase todos os dias uma notícia negativa, isso acabou por gerar um silêncio que não favoreceu o treinador, deixando-o sozinho. Internamente, sei que ele teve sempre um apoio incondicional do presidente". Lutar por "uma relação mais saudável com a Comunicação Social", fazendo uso da experiência pessoal bem sucedida, é uma batalha a que se propõe, ultrapassando "a estratégia de defesa bairrista a algumas perseguições".

Não deixa de ser curioso que este caminho novo seja apontado por um dos quatro rostos - três vice-presidentes e um novo presidente do Conselho Fiscal - da renovação promovida por Pinto da Costa na lista que apresentará a sufrágio. "Já faço parte do FC Porto há 21 anos, primeiro no departamento médico e mais recentemente como membro do Conselho Consultivo da SAD", lembra, reforçando a vontade de contribuir noutros domínios: "É um prazer e uma honra servir este clube". O convite para assumir novas funções partiu directamente de Pinto da Costa. "O Jorge Nuno é um bom amigo e nunca se diz não a um amigo", garante. Domingo será um dia especial, por todos os motivos públicos e um bem privado. "É a data do meu aniversário e não haverá melhores prendas do que essas: ser campeão e ser também eleito vice-presidente". A propósito do título, apesar de todos os contratempos recentes, o médico não vê outro desfecho que não a confirmação matemática de uma festa anunciada. "Uma equipa que não ganhe ao Aves em casa não merece ser campeã. O FC Porto é líder desde a primeira jornada e seria uma injustiça se não garantisse o título".

Rivais nas livrarias

Fernando Póvoas acha que se pode emagrecer com prazer. Não só acha como até escreveu sobre o assunto, tornando-se num campeão de vendas das livrarias. Curiosamente, "Emagrecer com prazer" compete com "Luzes e Sombras de um Dragão", uma biografia autorizada e ainda fresquinha de Pinto da Costa. "O nosso presidente é bom em tudo, mas nos livros não tem hipótese, ganho eu. O meu livro vai à frente nas vendas", garante o médico. E vai mesmo. Com o Verão à porta, os portugueses começaram o ataque às gorduras assaltando outras prateleiras que não as dos supermercados. Mas, atenção: folhear o livro não gasta muitas calorias.

Em defesa de Jesualdo

No meio de muitas críticas públicas, Fernando Póvoas achou conveniente defender Jesualdo Ferreira. "O trabalho feito é bom", diz, incentivando a continuidade. "Apanhou o comboio em andamento e não escolheu o plantel. O FC Porto costuma satisfazer os pedidos dos treinadores, mas este ano, pelos motivos conhecidos, isso não foi possível. Com um plantel que é bom, mas que não é óptimo, a época do professor Jesualdo Ferreira parece-me excelente. Houve as lesões e aquele castigo do Quaresma, que coincidiu com uma fase menos boa da equipa, mas este ano, com menos jogos, já temos mais golos e estamos em primeiro lugar".

Bosingwa e Bruno impressionam

Assumiu que não queria ir pelo óbvio; o óbvio tem sido destacar Quaresma e Anderson. Aprecia os dois e todos os outros, mas preferiu concentrar os elogios noutros destinatários. "Bosingwa e Bruno Alves", aponta sem hesitar. E explica-se: "Bosingwa tem feito uma excelente ponta final de campeonato e o Bruno Alves foi recuperado por Jesualdo. Era visto como um arruaceiro e um caso perdido, mas acaba por ser um dos jogadores que menos faltas cometem". Fernando Póvoas escolhe-os como bandeiras significativas da caminhada portista rumo a um título que se decide domingo.



No JN:

"Jesualdo deve continuar"

Jesualdo Ferreira recebe o voto de confiança de Fernando Póvoas, numa época bastante sofrida


Fernando Póvoas, a principal novidade na Direcção portista para o triénio 2007/2010, considera que Jesualdo Ferreira deve continuar no Dragão na próxima época, caso carimbe a conquista do título, domingo, no jogo ante o Aves (19.15 horas, SportTV). Falando, ao JN, na condição de adepto, o conhecido médico dá um voto de confiança ao treinador, evocando as adversidades desta época, nomeadamente o facto do F. C. Porto ter sido maltratado.

"Jesualdo Ferreira entrou com o comboio em andamento, nunca teve o factor sorte e debateu-se com várias lesões. Ficou sem o Anderson durante muito tempo. Não se dá o devido valor. Este ano, com menos jogos, tem mais golos marcados do que na época de Adriaanse. Tenho que lhe dar um voto de confiança. Foi líder da primeira à última jornada. Como adepto, acho que devia continuar, embora a decisão pertença a quem faz a gestão do futebol. Apesar das dificuldades, será um ano muito bom, se for campeão. É preciso lutar até ao fim, numa temporada sofrida", explica.

Entre as dificuldades sentidas, destaca o tratamento dado por alguma Comunicação Social, com repercussão na opinião pública. "Nos últimos anos, tem existido uma perseguição feroz e injusta, que magoa. O F. C. Porto tem sido pouco acarinhado, atribuindo-se muitos pontos ganhos a erros dos árbitros. E, no fim das contas, vê-se que não é assim", enfatiza. Por isso, um dos propósitos da Direcção, a ser eleita no domingo, passa pela alteração deste panorama. "O F. C. Porto tem uma história bonita, mas nem sempre tem sido bem tratado. É preciso mudar, pela positiva, o respeito pelo clube. Espero que o próximo triénio seja de paz e harmonia, com boa imagem, até para vender melhor o futebol", sublinha.

Fernando Póvoas augura um futuro vitorioso, com projecção além-fronteiras, referindo que o ideal será "engordar em títulos e emagrecer nas despesas". A criatividade de Pinto da Costa, o espírito do dragão e a gestão criteriosa formam a receita para o sucesso, inclusive para as modalidades de pavilhão, "muito queridas pelos sócios e para manter".

No futebol, sem o dinheiro de outros colossos, a administração terá que ser inteligente. "O presidente costuma inventar grandes contratações a preços acessíveis. Se a isto juntarmos o espírito do dragão, surgirão jogadores que nos surpreendem, como foram os casos de Madjer e Mlynarczick", lembra Póvoas, aniversariante no domingo (54 anos) e confiante que o título será uma boa prenda de anos.



Na Abola online:

«Se o Porto não ganhar ao Aves será uma catástrofe!»

«Uma catástrofe!». É assim que Fernando Póvoas, que no próximo domingo vai ser eleito vice-presidente do FC Porto, integrando a lista liderada por Pinto da Costa, interpreta uma eventual derrota dos «dragões» no derradeiro encontro da Liga, frente ao Desportivo das Aves.


«O FC Porto só tem uma hipótese no domingo: ganhar. Se não ganhar também não merece ser campeão. Quem não vence o Aves, no Estádio do Dragão, não justifica a conquista do título», afirma Fernando Póvoas lembrando «que seria uma das maiores injustiças que eu veria no futebol porque o FC Porto esteve desde a primeira jornada até à última em primeiro lugar. Acho que é a equipa que mais merece».

Mais uma declaração do futuro «vice» portista em entrevista hoje à Antena 1: «Quem está da primeira à última jornada em primeiro lugar e perde o campeonato efectivamente é uma catástrofe».