quarta-feira, maio 23, 2007

SL DOPADOS





Ciclismo: Sérgio Ribeiro foi demitido do Benfica por doping com eritropoietina

O conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) abriu um processo a Sérgio Ribeiro, ex-ciclista do Benfica, devido à detecção de eritropoietina (EPO) sintética num controlo antidoping surpresa realizado em Abril. “Já foi feita a análise da amostra B e confirma-se” o resultado inicial, adiantou ao PÚBLICO.PT o presidente da FPC, Artur Lopes.

Sérgio Ribeiro foi demitido da equipa de ciclismo do Benfica, gerida pela LagosBike S.A., ainda em Abril, antes de ter sido feita a contra-análise. No entanto, no comunicado emitido no dia 23 desse mês e difundido pela Lusa, a empresa limitou-se a dizer que "a rescisão imediata e unilateral do contrato profissional" com Sérgio Ribeiro se deveu a um"comprovado desrespeito aos códigos de ética e conduta" e que o ciclista "aceitou os seus erros" com "prontidão". O Benfica não esclareceu, na altura, se o despedimento se deveu a doping e o corredor manteve-se em silêncio.

Sérgio Ribeiro, vencedor, no ano passado, da Volta ao Alentejo e do ranking da Associação Portuguesa de Ciclista Profissionais (APCP), sujeita-se a uma suspensão que pode ir até dois anos. Aliás, essa tem sido a pena padrão aplicada no ciclismo, a nível internacional, em casos originados por uso de EPO. Esta substãncia é uma hormona que influencia o desempenho desportivo, principalmente em desportos de resistência, estimulando a medula óssea a produzir mais glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de nutrientes e oxigénio para as células.

No Público de ontem