quinta-feira, maio 31, 2007

É tão bom SER RICO!!!



No OJOGO:

Dois por 57 milhões


O Manchester United veio ontem a Portugal trazer 57 milhões de euros e ainda mais algum dinheiro em géneros. Em troca levou, de uma vez só, os serviços de Anderson e Nani, dois dos principais argumentos de FC Porto e Sporting na época que agora termina. A investida apanhou o país de surpresa, mas não as SAD, obviamente, já que os negócios vinham sendo cozinhados há semanas. Supondo que os testes médicos não serão problema, ambos os jogadores assinarão contratos válidos pelas próximas cinco épocas. E supondo também que os "red devils" não se separam da actual jóia da coroa, formarão com Cristiano Ronaldo e Rooney, em Old Trafford, um dos quartetos mais entusiasmantes das últimas décadas.

Na véspera da publicação, por O JOGO, de uma entrevista em que Anderson assumia com toda a honestidade a forte hipótese de abandonar o FC Porto, a saída confirmou-se. De manhã, chegara a Lisboa uma representação do Manchester formada por Carlos Queiroz e pelo director-geral David Gill, a quem se viria a juntar o empresário dos dois jogadores, Jorge Mendes, para uma reunião, no hotel Ritz, com Miguel Ribeiro Telles e Carlos Freitas, vice-presidente e administrador-executivo da SAD leonina, respectivamente.

À tarde, o grupo seguiu para o Porto, onde já tinha encontro marcado com Pinto da Costa e os administradores Fernando Gomes e Adelino Caldeira. Mais tarde, o próprio Anderson foi chamado para saber das notícias. A transferência acabara de ser selada a troco de 31,5 milhões de euros mais a cedência em definitivo de um jogador a escolher de uma lista pré-elaborada.

Umas horas depois, um curto comunicado oficializava o acordo sem revelar detalhes a não ser que transferência será formalizada "assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da FC Porto". Enquanto a formalização não chega, pode acrescentar-se que o bicampeão português receberá cerca de 25 dos 31,5 milhões, já que vinte por cento do passe de Anderson pertencia à Gestifute, empresa de Jorge Mendes. Os 6,5 milhões restantes são para ele.

A percentagem de cinco por cento a que o empresário terá direito no negócio Nani também não foi "formalizada", mas o Sporting confirmou, oficialmente, que o Manchester United pagará 25,5 milhões. São 5,5 milhões a mais do que a actual cláusula de rescisão do jogador apenas porque entre este e o Sporting havia já acordo de cavalheiros para um novo contrato em que a rescisão estaria fixada nos 30 milhões. O entendimento entre os clubes foi alcançado após a reunião da manhã, com o campeão inglês a "roubar" de Alvalade uma das jóias que o presidente Filipe Soares Franco pretendia segurar a todo o custo.


Anderson rendeu mais de um milhão por jogo


Anderson é um dos jogadores mais rentáveis da história do FC Porto. O brasileiro fez apenas 15 jogos com a camisola dos campeões nacionais e não contou mais de 1020' de utilização total. Feitas as contas entre o que custou e o que rendeu aos cofres portistas, contas que se explicam mais adiante, terá sofrido uma valorização de mais de um milhão de euros por jogo ao ritmo de quase 17 mil euros por minuto de utilização. Recorde-se que o FC Porto começou por adquirir 35 por cento do passe do jogador, parcela idêntica à adquirida pela Gestifute, empresa de Jorge Mendes, no primeiro acordo de transferência alinhavado com o Grémio de Porto Alegre. Mais tarde, os portistas compraram os 30 por cento que o clube brasileiro mantivera na sua posse, cedendo os direitos de Leo Lima e pagando cerca de 2,5 milhões de euros, num total de oito milhões. Finalmente, já durante o decurso da actual temporada, os portistas aquiriram mais 15 por cento do passe do jogador à Gestifute, mas os valores envolvidos no negócio, ou até se o mesmo terá passado pela cedência dos direitos de outros jogadores portistas, nunca foram divulgados. Ora, considerando que os 80 por cento do passe de Anderson terão rendido 25 milhões de euros e que a esses é preciso descontar os oito milhões investidos, o FC Porto consegue um lucro final de 17 milhões de euros. Feitas as contas aos jogos realizados, chega-se ao valor de mais de um milhão de euros de valorização do passe de Anderson por jogo realizado com a camisola do FC Porto.



Carlos Queiroz explica as contratações
"Operação relâmpago para não falhar"


Carlos Queiroz, adjunto de Alex Ferguson, foi peça determinante nas negociações com o FC Porto e o Sporting, acompanhando David Gill, o director-geral do United, nas reuniões que tiveram início logo pela manhã de ontem. "Anderson e Nani vão assinar por cinco anos", confirmou o treinador português ao Maisfutebol, acrescentando que ambos encaixam na perfeição no estilo de jogo praticado em Old Trafford. "Valeu a pena começar o dia às 6h30 e terminar assim. Foi uma operação relâmpago que estava delineada para não falhar. Foi previamente estabelecido que nas negociações não podia haver hesitações, porque Anderson e Nani eram dois alvos prioritários para o Manchester", explicou Carlos Queiroz.




Aqui fica a última entrevista dada hoje ao OJogo pelo Anderson:

ANDERSON 1

ANDERSON 2

ANDERSON 3

ANDERSON 4

ANDERSON 5

ANDERSON 6

ANDERSON 7

ANDERSON 8

ANDERSON 9

ANDERSON 10


Jorge Maia no OJogo, aborda o que já aqui disse ontem: raisparta o grego:

Katsouranis


Agora que Anderson foi embora, aquela entrada assassina de Katsouranis, a que lhe partiu o perónio no jogo com o Benfica, parece ainda mais imperdoável aos olhos dos adeptos do FC Porto. Agora que aqueles seis meses que o jovem prodígio brasileiro passou na enfermaria em vez de ter passado a jogar são verdadeiramente irrecuperáveis, o nome do grego terá sido mil vezes amaldiçoado. E com acentuada pronúncia do Norte. Se havia qualquer possibilidade de redenção de Katsouranis aos olhos dos portistas depois daquela entrada sobre Anderson lhes ter custado seis meses de magia, era precisamente o facto desses seis meses de ausência do brasileiro poderem contribuir para o manter mais uma temporada no Dragão. Afinal, pensavam os portistas, Anderson tinha passado quase despercebido na Europa, quase não tinha jogado na Liga dos Campeões e apenas tinha feito uma dúzia de jogos no campeonato português. Era, pensavam, um segredo bem guardado. Até ontem. É que, pelos vistos, alguém contou, o Manchester estava a ouvir e resolveu fazer uma daquelas propostas que pura e simplesmente não se podem recusar. Para o ano, Anderson joga em Inglaterra. Aliás, não é só Anderson. Joga Anderson e Nani e Cristiano Ronaldo e estes todos só no Manchester United. Para os vermos, vamos ter que acompanhar os jogos da Premiership pela televisão ou rever as gravações dos jogos da temporada que acabou por terminar. Mas até nesse caso, os portistas vão ter menos seis meses de memórias para reavivar. E é por isso que enquanto se lembrarem de Anderson, não se vão esquecer de Katsouranis.



CONCLUSÃO:

AO CONTRÁRIO DA HISTERIA COLECTIVA QUE POR AÍ ANDA DE MENINOS SEM RESPONSABILIDADES, ACHO QUE ANDERSON FOI MUITO BEM VENDIDO.

É VERDADE, QUE GOSTARIA QUE ELE SE MANTIVESSE PELO MENOS MAIS MEIA-ÉPOCA, MAS SE CALHAR OUTRA OPORTUNIDADE COMO ESTA NÃO APARECERIA!!!

31,5 MILHÕES É POUCO??? 25 MILHÕES PARA O FCPORTO É POUCO??? VOCÊS ESTÃO DOIDOS? HAVERÁ ALGUM CLUBE QUE DÊ MAIS 30 MILHÕES POR UM JOGADOR QUE JOGUE EM PORTUGAL? É MELHOR DAR GRAÇAS PELO FACTO DE PINTO DA COSTA TER COMPRADO 80% DO PASSE, POIS QUANDO CÁ CHEGOU SÓ TINHAMOS 30% DO PASSE.

SE VENDEREM OUTRO,NESTA ORDEM DE GRANDEZA, NÃO FICO NADA ADMIRADO E ATÉ COMPREENDO.

SÓ PEÇO À SAD QUE COM ESTES VALORES EQUILIBRE AS CONTAS, E QUE TENHA MAIS JUÍZO E QUE SEJA MAIS CRITERIOSA NAS PRÓXIMAS CONTRATAÇÕES!!!

E JÁ AGORA,COMO DESCOBRIRAM ESTE PODEM TRAZER OUTRO ANDERSON?:-))

P.S: A NAÇÃO PORTISTA ESTÁ EM POLVOROSA, ELE É RASGAR CARTÕES, ELE É RASGAR CARTAS DE RENOVAÇÃO LUGARES ANUAIS,ETC,ETC...OH , MEU DEUS, SE ESSE RASGAR DE CARTÕES EVITAR QUE A JAGUNÇADA QUE ATIRA PETARDOS EM PAVILHÕES, OU A QUE ARRANJA CONFUSÃO EM QUALQUER LADO APAREÇA NO DRAGÃO, EU ATÉ AGRADEÇO!!! EU TENHO ORGULHO NO FCPORTO, NÃO VOU AOS JOGOS POR CAUSA DO MANEL OU DO JOAQUIM, VOU PORQUE JOGA O FCPORTO!!! EMIGREM, VÃO COM A DONA DORALICE ESFREGAR-LHE A BARRIGA AO ANDERSON!!!