sexta-feira, maio 25, 2007

Vagas

Jorge Maia no OJogo


Afinal, a "nova vaga" de treinadores era quase só espuma. Foi crescendo até parecer assustadora, fez um bocado de barulho enquanto enrolava e chegou a ameaçar levar tudo à frente, mas acabou por se desfazer na praia. Quando finalmente se escoou por entre a areia, não tinha mudado quase nada. Dela, quase tudo o que sobra é o terramoto que lhe deu início lá longe: José Mourinho. Do resto, dos nomes que se foram multiplicando nos últimos anos como sucessores, herdeiros ou simplesmente fiéis depositários dos ensinamentos do "Special One", sobra muito pouco. Como esta temporada prova, para lá de qualquer dúvida razoável.

Jesualdo Ferreira, campeão nacional pelo FC Porto, pode ter conquistado o seu primeiro título este ano, mas não é certamente um treinador da "nova vaga".

Vítor Oliveira, que devolveu o Leixões ao seu lugar entre os grandes do futebol português, também não faz parte da "nouvelle vague".

Jorge Jesus, responsável pela excelente carreira do Belenenses no campeonato nacional e na Taça de Portugal, cuja final disputa este fim-de-semana, já cá andava quando a "nova vaga" não passava de uma pequena ondulação ao largo do Cabo da Roca.

Manuel Cajuda, que inverteu o percurso do Guimarães a tempo de o fazer regressar à Bwin Liga, já sobreviveu a uma boa mão-cheia de vagas, umas mais novas do que outras.

Já Paulo Bento, responsável pela fabulosa recuperação do Sporting na segunda volta do campeonato e pela presença da equipa na final da Taça de Portugal, chegou depois da "nova vaga" ter passado. Como que provando que o que importa não é a idade nem o tamanho da vaga, mas a capacidade para a surfar e lhe sobreviver. Porque as vagas vêm e vão e só os bons treinadores é que ficam.

INICIATIVA
Abertura


Alguns blogs dedicados ao FC Porto lançaram uma espécie de "petição" no sentido de garantir que o último treino da temporada, marcado para sábado, seja realizado no Estádio do Dragão e à porta aberta. Ora, daqui, deste lado da questão, também temos alguma saudade de assitir a um treino à porta aberta, pelo que nos pomos do lado dos adeptos no pedido. Afinal de contas, já não há tácticas para esconder, nem segredos para revelar.