domingo, abril 17, 2011

CAMPEONATO DA 2ªVOLTA

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Pegando numa das imensas coisas que o José me deixou, nomeadamente o fantástico campeonato da 2ª volta que estava a fazer o Paços de Ferreira, fui ver como estão as coisas por esta altura e fazer uma pequena comparação com a 1ªvolta.

Para começar, quando o José fez aquele post, tinha como base o percurso do Paços de Ferreira, e mesmo fazendo uma boa 2ªvolta, o que é certo é que a partir daquela altura o Paços de Ferreira caiu a pique, sofrendo derrota atrás de derrota, e até goleadas expressivas em casa, os 1-5 com o Benfica e 1-6 com o Rio Ave.

Li no OJOGO (ver abaixo), que esta súbita quebra, terá a ver com o facto dos jogadores terem ficado definitivamente a saber que o Paços de Ferreira não estava inscrito nas provas da UEFA, por isso, o 5º lugar pouco lhes valia. Não sei se foi isso mesmo, ou uma mera coincidência.

Em queda com miragem europeia


O Paços de Ferreira, equipa-sensação do Campeonato, entrou num ciclo negativo de resultados e está em queda na classificação, o que ocorreu pouco depois de se saber que, afinal, os responsáveis do clube não tinham feito a inscrição para as provas europeias.

Quando O JOGO, a 22 de Fevereiro, noticiou que o Paços de Ferreira não tinha enviado, atempadamente, a pré-inscrição para a UEFA, a fim de participar em 2011/12 nas provas europeias, a Direcção do clube negou, mas o que é facto é que se confirmou a veracidade da informação. Depois dessa data, o Paços recebeu e venceu o Setúbal e foi à Choupana derrotar o Nacional, assegurando a passagem à final da Taça da Liga, que disputará no dia 23, em Coimbra, com o Benfica.

Após a concretização de um feito histórico, o Paços de Ferreira iniciou, a 7 de Março, um ciclo negativo com um empate, sem golos, na Mata Real, contra a Naval. O deslize com o penúltimo classificado era o ponto final de um ciclo, memorável, de 12 jogos sem perder (destacam-se os triunfos em Alvalade, para o campeonato, e em Braga, para a Taça da Liga) e seis vitórias consecutivas, entre as quais merecem referência especial a que foi conseguida, em casa, sobre o Guimarães, que ditou o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, e o novo êxito em Braga, para o campeonato.

Ao empate com a Naval seguiram-se três derrotas: em Aveiro, 3-1 com o Beira-Mar; em casa, 5-1 com o Benfica; e no Funchal, 1-0 com o Nacional. A recepção de domingo ao Rio Ave poderá ajudar a perceber se a não-inscrição na UEFA está a influenciar o rendimento colectivo.

Quanto às restantes equipas, a que está a fazer uma 2ª volta notável é o Rio Ave, que depois de ter sido 14º na 1ªVolta (14 pontos) , é actualmente o 4º melhor da 2ª volta (19 pontos). Já fez ,a 4 jornadas do fim, mais 5 pontos que no total das 15 jornadas na 1ªvolta.

Pela positiva temos também o Naval,actualmente o 7º melhor da 2ªvolta quando tinha sido último na 1ªvolta, até mais notável que o Rio Ave. Enquanto na 1ª volta só fez 8 pontos , nesta 2ª volta já leva  15 pontos, quase o dobro.

O Braga também está a fazer uma melhor 2ªVolta, tendo actualmente mais 3 pontos que no total da 1ªvolta.

O FC Porto continua imbatível quer na 1ª quer na 2ª volta. Oito pontos de vantagem no fim da 1ªvolta e actualmente 10 pontos de vantagem sobre o melhor 2º da segunda volta que é o Braga. Se ganhar todos os jogos pode fazer mais 4 pontos que na primeira volta.


Agora pela negativa, sem sombra de dúvidas o U.Leiria. Até fui confirmar pois nem queria acreditar. Depois de ter sido a 4ª melhor equipa da 1ªvolta com 24 pontos, nesta segundo volta é o clube que tem o pior desempenho, com somente 6 !!!!, leram bem, seis pontos.

O Sporting também teve um dos piores desempenhos, depois de ter sido 3º com 28 pontos na 1ªvolta, actualmente é 8º melhor com 14 pontos, menos de metade, e a par do U.Leiria, é um dos únicos que mesmo que ganhasse todos os jogos até ao fim, não alcançaria a pontuação da 1ªvolta.

Depois há uma série de equipas que estão aquém do que fizeram , mas que até ao final do campeonato até podem obter uma pontuação melhor do que no fim da 1ªvolta, como é o caso do V.Guimarães, Nacional, Académica, etc.


------------
Câmara Corporativa