terça-feira, abril 26, 2011

PORTUGAL, LIDER DO RANKING DA UEFA?


Portugal líder virtual do ranking da UEFA

Somando os pontos conquistados nas meias-finais da Liga Europa, onde participam 3 equipas nacionais (Benfica, Sp. Braga e FC Porto), Portugal é o líder virtual do ranking da UEFA.

Depois de terminados os jogos das meias-finais da Liga Europa, Portugal vai subir ao primeiro lugar do ranking da UEFA, ultrapassando desta forma Inglaterra e Espanha.

Independentemente dos resultados verificados na eliminatória, os cinco pontos necessários para subir ao primeiro lugar do pódio estão já garantidos, uma vez que entre quatro equipas em jogo estão três portuguesas.

Portugal vai passar a somar 17,8 pontos, contra os 17,6 de Inglaterra.

Espanha também conta ainda com duas equipas em prova (Barcelona e Real Madrid), o que equivale a cinco pontos garantidos, mas neste caso os pontos conquistados são divididos por sete, passando assim de 16,928 para 17,642.

Cada vitória equivale a dois pontos e mais um de bónus por chegar à final da competição. Caso Portugal conquiste os pontos necessários iguala a época de 1960/61, quando na altura terminou em primeiro lugar do ranking fruto da vitória do Benfica na Taça dos Campeões.

in SOL



Ao ler esta notícia, se estou a interpretar bem o que querem dizer, não fiquei totalmente convencido que seremos líderes do ranking no final das meias-finais das provas da UEFA.

E não fiquei por causa da Inglaterra.


Portugal:

Cada ponto conquistado por uma equipa portuguesa contribuiu para o ranking de Portugal 0,2 pontos( 1/5).

Logo, independentemente dos resultados, na eliminatória entre Benfica e Braga, somaremos sempre 5 pontos. 4 pontos da eliminatória e 1 ponto de bónus de acesso à final.

Se neste momento temos, 16,800 pontos , com 5*0,2=1 ponto, ficaríamos com 17,800 pontos. Ou seja, se o FC Porto não fizer nenhum ponto, pelo menos 17,800 atingiremos.


Espanha:

Cada ponto conquistado por uma equipa espanhola contribuiu para o ranking de Espanha 0,1428 pontos( 1/7).

Logo, independentemente dos resultados, na eliminatória entre Real Madrid e Barcelona, a Espanha somará sempre 5 pontos. 4 pontos da eliminatória e 1 ponto de bónus de acesso à final.

Neste momento a Espanha tem 16,928 pontos , com 5*0,1428=0,714 pontos, ficaria com 17,642 pontos. Ou seja, Portugal ultrapassaria. Evidentemente sem contar com o desempenho do Villarreal.


Inglaterra:

Cada ponto conquistado por uma equipa inglesa contribuiu para o ranking de Inglaterra 0,1428 pontos( 1/7).

Neste momento a Inglaterra tem 17,642 pontos. Virtualmente, neste momento Portugal seria líder , mas não faz qualquer sentido este tipo de análise e muito menos dizer isto:

"Depois de terminados os jogos das meias-finais da Liga Europa, Portugal vai subir ao primeiro lugar do ranking da UEFA, ultrapassando desta forma Inglaterra e Espanha."

Isso não é verdade. Só o será se o Manchester United não fizer mais que 1 ponto, pois basta fazer no mínimo 2 pontos para manter Inglaterra à frente no fim da eliminatória.

Mas mesmo isto tudo, sem considerarmos os resultados do FC Porto-Villarreal,o que não faz sentido nenhum, pois se tivermos esse jogo em conta muita coisa pode mudar. Se o FC Porto for eliminado, Portugal dificilmente será líder no final das meias-finais.Só o será se tanto M.United como Villarreal só conseguirem 3 pontos e o FC Porto eliminado com 2 pontos. É tão simples como isso.

Mas fiz um quadro que exemplifica melhor os pontos que cada país ficará, dependendo dos resultados que façam.


* Portugal e Espanha já com os pontos que vão obter dos jogos Benfica-Braga e R.Madrid-Barcelona.
* Os pontos englobam, tanto os pontos das vitórias e empates como o bónus.


José, eu  bem tento "botar faladura" mais tu açambarcas tudo que não deixas nada para comentar.Eh!Eh!Eh!




------------
Câmara Corporativa