domingo, março 21, 2010

ÁLVARO MAGALHÃES - OU ISTO OU AQUILO



in JN, edição em papel, 21 Março 2010

CLIQUE NA IMAGEM


Uma bela crónica, em que gostei particularmente da sugestão de colocar os administradores, alguns que "não percebem nada de finanças", num canto de uma sala a escrever 150 vezes num caderno pautado a frase:"Planeámos correctamente a época." eheheh.


E pronto, chegamos ao dia de todas as lamurias de uma parte do universo azul e branco. Ou se queixam do local da final, ou é do dia , metem o árbitro pelo meio e acabam na hora do jogo.

Arranjam sempre um pretexto para zurzir na desgraçada da Taça da Liga, mesmo que desta vez nem tenha culpa alguma, mas que curiosamente este ano faz parte do pacote de salvação da época desportiva do FC Porto.

1- Começando pelo local, já aqui disse há bastante tempo quando se soube:

"Para finalizar, li por aí um discurso pacóvio, provinciano, sobre o facto da Taça da Liga ser no Algarve. Quando tanto se fala no crescimento do F.C.Porto, quando se diz que já há portistas um pouco por todo o país, inclusive no Algarve, vir com esse discurso é um contra senso, ainda para mais quando esse local já estava a ser falado desde Setembro ou coisa parecida, pois já tinha lido isso num site de um jornal algarvio. Pode-se discutir se três anos no mesmo local é exagerado, mas falta saber o interesse demonstrado por outras autarquias, mas curiosamente estas discussões só vêm a lume quando o F.C.Porto está envolvido. Parece que todas as finais que o F.C.Porto disputa só podem ser realizadas em Coimbra ou Leiria. Alguns dizem que só depois de se conhecerem os finalistas deveria ser marcado. Olhem, protestem com a UEFA, por marcar antecipadamente as finais europeias. Ridículo. "


Quando tanto se fala em descentralização, especialmente das gentes do Porto, não deixa de ser curioso o discurso que as finais devem realizar-se no mesmo eixo de sempre, um centralismo desportivo, que desta vez parece não preocupar.

Palavras de Macário Correia:

"Entre Lisboa e Porto, há muitos encontros de futebol, mas do circuito Lisboa e Setúbal para baixo, não há. Esta opção da Liga é boa, facultando aos adeptos desta região irem ver um jogo desta natureza e com o prestígio das equipas envolvidas."


Parece que a Supertaça também está a ser negociada, desde que , obviamente, o impertinente FC Porto não seja um dos clubes participantes.

Os adeptos do Porto é evidente que ficam prejudicados, aumentam os custos , mas deixemos de ser picuinhas provincianos e deveremos ficar contentes por muitos adeptos dessa região terem uma rara oportunidade de assistir ao vivo a um jogo do FC Porto, mesmo que não seja na melhor altura.

Mas, mesmo assim , num país pequeno como o nosso, se a distância dá esta polémica toda, imaginem se vivessem num país onde esta distância é ridícula.

Outro aspecto, é que a final foi marcada ou negociada muitos meses antes, falou-se em Novembro, logo não vou na ladaínha que houve uma intenção directa de favorecer quem quer que seja,e não estou a ver qual seria,( alguns dos finalistas treina lá? Maior apoio? Isso se calhar até num jogo a norte tinham mais que o FCP. Ver jogos contra o Leixões),pois os finalistas ainda não eram conhecidos.

Por outro lado se tanto desprezou a Taça da Liga nos últimos 2 anos, a tal prova menor, não se percebe tanto alarido por uma vez num ano se disputar lá nos Algarves.

E também não me chocava se a direcção da liga instituísse que a final da taça da Liga seria sempre no Algarve, como já se faz em alguns países onde há local fixo.



2 - Outra celeuma deu-se com a data de realização do encontro. Alguém disse que final seria no sábado, 20 de Março e a notícia multiplicou-se por tudo o que é sítio, e depois surgiu a confirmação que seria a 21 de Março 2010, o domingo. A confusão está que inicialmente, aquando da criação da Taça da Liga, a intenção era realizar a final no sábado de Páscoa, visto que no Domingo de Páscoa não se realizavam jogos, mas por acaso ,nessa data de sábado de Páscoa só se realizou a 1ªedição.

A data oficial que foi estabelecida nos últimos dois anos foi o Domingo, 22 de Março 2009 e este ano 21 Março 2010, datas bem distantes do sábado de Páscoa.

O Calendário das provas 2009-2010 aprovado em assembleia geral de 3 Abril 2009, está lá bem claro, Domingo, 21 de Março.




Mas agora podem perguntar: Se a data oficial do ano passado bem como deste ano é Domingo porque motivo o jogo do ano passado foi no sábado e este ano não?

A data oficial de Domingo tem lógica para precaver situações como a deste ano, em que uma equipa chega à Final da Taça da Liga e teve um jogo europeu na quinta-feira. Faz todo o sentido.

Os regulamentos dizem:

"Quando um Clube, participante nas competições da U.E.F.A., tenha de disputar um jogo dessa competição à quinta-feira, e em território estrangeiro, tem direito a um intervalo de descanso de 72 horas, calculado entre o final daquele jogo internacional e o início do jogo da competição nacional;"


Claro como a água.

Evidentemente, se não houver participantes nas provas da UEFA na quinta-feira anterior é óbvio que se pode mudar, e foi o que aconteceu o ano passado, antecipando para sábado, que pode ser melhor para todos, adeptos e mesmo o turismo.

Logo, a suspeita que se leu por aí que o jogo estava marcado para sábado e devido ao Benfica foi adiado para Domingo é mentira. O jogo oficialmente nunca esteve marcado para sábado,mas sim Domingo. Podia sim , se o Benfica não estivesse na Europa ou o intervalo de 72 horas não fosse obstáculo, ser antecipado para sábado, que foi o que aconteceu no ano passado e provavelmente teria acontecido este ano.


3- E agora, outros perguntarão: Está certo, mas sendo assim, porque raio o jogo não foi marcado para a tarde, em vez do inicio da noite, 19:15?

Bem, para começar, diríamos que mesmo começando às 19:15 ainda não se passaram as 72 horas que o Benfica tem direito, pois o jogo em Marselha, terminou às 19:45 minutos, isto sem contar com os descontos e obviamente as 72 horas só se cumprem às 19:45 de hoje, quando o jogo vai começar meia hora mais cedo.

Poderia haver o problema regulamentar. Mas não tenho certeza que se aplique, visto que segundo os regulamentos "excepção da hora de realização do jogo da final que é fixada exclusivamente pela Liga P.F.P." e "por razões de compromissos assumidos quanto a transmissões televisivas."

O jogo vai ser transmitido em canal aberto, SIC e segundo os regulamentos aos Domingos só pode haver jogos às 18:00 e 20:15 da Liga Sagres, com excepção de um jogo que pode ser às 17:00. Mas penso que neste caso os regulamentos televisivos da Liga Sagres não se apliquem aqui, conforme transcrevo acima. A excepção a isto tudo é a Taça de Portugal, mas nesse dia não existem outros jogos oficiais.

Razões televisivas, conjugadas com o cumprimento das 72 de horas de intervalo, que mesmo assim fica aquém, fazem com que o jogo não seja à tarde. Se juntarmos a isso, que à tarde há jogos oficiais da 2ªdivisão, o horário acaba por ser normal.

Conclusão: O jogo vai ser disputado no dia oficialmente marcado, a uma hora que tenta respeitar os regulamentos e o local da final já se sabia há muito antes de se conhecerem os finalistas. Queixam-se de quê?

Sim, os adeptos do norte têm que fazer mais kms. Paciência. Deixemo-nos de ser picuinhas provincianos cá dentro, e na Europa armamo-nos em cosmopolitas,quando fartam-se de desejar Superligas Europeias. Quero ver se isso for uma realidade se não vão queixar-se das distâncias.

O que interessa, é que o FC Porto faça um jogo digno. Como diz o Álvaro Magalhães, veremos se temos isto ou aquilo.

P.S.: Não me custa a reconhecer os méritos da equipa benfiquista, sempre o disse, mas nem mesmo com este fogacho sucesso, conseguem subir de nível e na minha consideração. A desonestidade intelectual e a verborreia do presidente dessa instituição é qualquer coisa inexplicável. Como diz o outro: "Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino". E não há vitórias que limpem essa sujeira. Carácter de sarjeta.


Adenda: Não vou falar muito no aspecto meramente desportivo porque mesmo tendo esta derrota pesada, o FC Porto não foi inferior na 1ªparte ao Benfica, até bem pelo contrário, mas quando não se aproveita as oportunidades e depois ainda se dá brindes daqueles que toda a gente viu pouco há a dizer. A 2ª parte não teve história. A conclusão mais uma vez que se chega, tal como o jogo na Luz, é que não precisaram de fazer um grande jogo para nos ganharem.

O que eu quero mesmo falar é na vergonha disciplinar dos jogadores do FC Porto. Simplesmente lamentável e que não é digno de um clube como o Porto. Tive vergonha ao assistir aquilo. O jogar à Porto não é aquilo. Ter atitude à Porto é ser competitivo dentro do campo, não tentar agredir os adversários em cada jogada. Um nojo. Por mim, Bruno Alves não vestia mais a camisola do FC Porto. E não faço parte dessas virgens púdicas que sempre o atacaram , mesmo quando não havia motivos para tal, mas hoje ele esteve completamente de cabeça perdida. Ele e mais uma série de notáveis. Graças ao Jorge Sousa conseguiram chegar ao fim. Aliás, quem viu a reacção do Ruben Micael na primeira falta da partida, viu logo o espectáculo vergonhoso que se assistiria.

Enfim. Se alguém quer da equipa técnica , quer da alta "estrutura" se reviu naquelas acções, pois ficam a saber que eu não sou da igualha deles. O FC Porto que eu admiro nunca foi e nunca será aquele representado pelo seu capitão e cª.