segunda-feira, setembro 01, 2014

TAMBÉM TU OJOGO

"Brahimi e Óliver Torres quebraram o protocolo na fuga para a goleada, mas o FC porto teve mais eficácia do que futebol."

"O FC Porto ganhou folgado e vai seguro, mas não formoso."

"Valeram os médios em serviços minimos, quando Brahimi e Óliver furaram o protocolo do futebol estático a que o dragão se entregou."

"É importante, porém, que esta ideia fique sublinhada: o FC porto teve golos a mais para tão pouco futebol."

"Mais uma vez, o FC Porto teve dificuldades em furar, em entrar no último terço, em acrescentar baliza à quantidade de bola de que dispôs."

"O intervalo chegou e a produção ofensiva do FC Porto resumia-se a seis cruzamentos, três cantos e quatro remates. Pobre..."

"As coordenadas não se alteraram muito após intervalo e só quando Lopetegui assumiu que o problema estava no jogo frontal é que o código foi decifrado."

"Jackson voltou a ir ao pote, engordando a ficha pessoal, mas também um resultado muito mais rico do que futebol jogado."

"Foi devagar, devagarinho, acelerado, mas depois de um agosto que valia tanto, parece que este novo dragão precisa de parar."

Crónica no OJOGO


Quando até estes já vêem o óbvio, mais ridículo se torna certos rebanhos seguidistas amestrados que têm uma coluna vertebral mais flexível que contorcionistas do circo. E quando se vêem estes resumos das duas primeiras jornadas da equipa do ano passado, que com uma ou outra boa exibição ia quase sempre insegura,pese os resultados positivos que disfarçavam como agora, mas se fizermos um termo de comparação exibicional, até foram superiores em tudo às realizadas até agora, com um plantel em qualidade e opções 200% menores do que este ano, fica-se perplexo que os exigentes dos outros anos, este ano passaram-se. Bastou mudar a nacionalidade. O provincianismo bacoco está muito enraizado naquelas gentes. A cultura de exigência passou-se para uma cultura de cócoras. O Presidente deu o ponto de partida, ao permitir que o "treinador experiente" mandasse mais que qualquer outro. Os rebanhos só o seguem. Exigir, mais , muito mais é um crime. Não tem equipa nem plantel. Sim, comparar o que se deve exigir desta com a dos anos anteriores é de uma inteligência brutal. Mas diga-se que em termos de exigência até coloco num patamar baixíssimo, pois as exibições têm sido pouco mais que ridículas, salvo aqueles que vivem numa realidade virtual. Mas esses um dia acordam para ela, se o caminho for este, como no ano passado. A esperança é que ainda há muito tempo para corrigir, e com o plantel que tem à disposição, isto vá lá por inércia. Caso contrário, os rebanhos de agora, que só vêem rosinhas e passarinhos no futebol portista, farão a mesma figurinha dos outros anos. Assobiar, ameaçar, apedrejar e bater palmas ao adversário, para que o treinador se vá embora. Isto já disse o José muitas vezes. Eu subscrevo. Só que eu quero que o treinador cumpra contrato, que leve a equipa para outro patamar, exijo-lhe muito mais do que tem feito. Para já está a fazer um trabalho banal de terceira categoria. Futebol enfadonho, sem um mínimo de rasgo, e com um número de oportunidades de golos ridículo, de 3ª divisão para uma equipa com este plantel. Dizer o contrário dá-me uma grande vontade de rir. Aliás, é o que mais tenho feito ao ler certas avaliações. Haja boa disposição ao menos.