quinta-feira, julho 12, 2007

1ºJogo dos futuros TRICAMPEÕES




FCPORTO 10 - SC IRENE 0

F.C. Porto goleou amadores do S.C. Irene (10-0) e testou regresso aos três defesas

O F.C. Porto venceu o S.C. Irene, no primeiro jogo do estágio na Holanda, por 10-0, num jogo demasiado fácil, que serviu sobretudo para dar rodagem à equipa e integrar os novos jogadores. Quaresma foi a estrela da tarde, ele que apenas jogou na primeira parte, marcando dois golos e oferecendo três. Bisaram também, de resto, os dois avançados da equipa na primeira parte: Adriano e Postiga. Os outros golos foram apontados por Bruno Alves, Lisandro, Edgar e Rentería.

Mais do que o resultado gordo, perante um adversário amador, surpreendeu a estratégia inicial de Jesualdo Ferreira, ele que lançou um onze com apenas três defesas e quatro avançados. Uma táctica inicial que se manteve depois na segunda parte, mesmo quando o treinador mudou praticamente toda a equipa. O que prova trata-se de um regresso ao passado, aos tempos de Co Adriaanse, e uma experiência séria de Jesualdo Ferreira, que insistiu pelo menos esta tarde em três defesas apenas.

Veja o filme do encontro:

Estádio do S.C. Irene
Assistência: três mil espectadores

Onze inicial do F.C. Porto: Paulo Ribeiro; João Paulo, Bruno Alves e Lino; Paulo Assunção, Raul Meireles e Jorginho; Quaresma, Adriano e Postiga, Lisandro.
Na segunda parte: Ruca; Fernando, Pedro Emanuel e Marek Cech; Bolatti, Luís Aguiar e Kazmierczak; Postiga (Jorginho, mais tarde); Tarik, Edgar e Rentería.
Suplentes não utilizados: Nuno, Bosingwa e Rui Pedro.

1m - Início do jogo.

1m GOLO DE BRUNO ALVES (1-0). Na sequência de um canto de Quaresma, o central inaugura o marcador.

3m GOLO DE LISANDRO (2-0). O argentino entra na área na sequência de uma jogada rápida e remata cruzado para o fundo das redes.

23mGOLO DE QUARESMA (3-0). De fora da área o médio remata mesmo ao centro da baliza, mas a força com que a bola saiu impediu o guarda-redes de a defender.

25m GOLO DE ADRIANO (4-0). O ponta-de-lança finaliza dentro da área e faz o quarto golo.

26m GOLO DE POSTIGA (5-0) Mais um golo marcado dentro da área, num movimento de finalização.

27m GOLO DE QUARESMA (6-0). Na marcação de um livre directo, o mágico faz o marcador chegar à meia-dúzia.

30m. Postiga sofre um toque no pé direito e tem de receber assistência, mas recupera e regressa ao relvado.

34m GOLO DE ADRIANO (7-0). Adriano volta a marcar, desta vez a passe de Quaresma, bisando na partida.

45m, INTERVALO: O F.C. Porto chegou ao intervalo a golear um adversário frágil por 7-0. Jesualdo Ferreira jogou sempre ao ataque e deu liberdade a Ricardo Quaresma para dar espectáculo. Para além de muitos pormenores deliciosos, o extremo marcou dois golos e ofereceu três (Adriano, Bruno Alves e Postiga). O mágico regressou em grande das férias!

46, COMEÇOU A SEGUNDA PARTE: Jesualdo Ferreira mudou quase toda a equipa. O F.C. Porto joga agora com: Ruca; Fernando, Pedro Emanuel, Marek Cech; Bolatti, Luís Aguiar, Kazmierczak; Postiga; Tarik, Edgar e Rentería.

57m: GOLO DE EDGAR (8-0). O brasileiro marca a passe do Kazmierczak.

61m: GOLO DE POSTIGA (9-0). O avançado bisa na partida, a passe de Edgar, que dás nas vistas nesta segunda parte.

69m Sai Postiga, regressa Jorginho. Rui Pedro continua de fora, tal como Bosingwa que parece ter-se ressentido de ligeiros problemas físicos.

82m: GOLO DE RENTERÍA (10-0). O colombiano fecha a contagem, com uma finalização fácil.

90m, FINAL DO JOGO: O F.C. Porto entrou no estágio na Holanda a golear. 10-0 sobre uma equipa amadora, o S.C. Irene, num jogo fácil e que mostrou pouco brilho dos jogadores portistas, também por causa das facilidades provocados pelo adversário.


No maisfutebol

Jesualdo Ferreira:

Jesualdo diz que saídas não lhe tiram o sono.

"Hoje (ontem) o mais importante era a apreciação individual. Aferir esse aspecto, não obstante o desgaste normal nesta fase. Estou satisfeito pela aplicação e entrega. O F. C. Porto denotou uma boa atitude, ante um adversário frágil. Foi natural o menor conhecimento entre os jogadores da segunda equipa. Houve bons registos e também golos falhados"

"Optei pelo 3x4x3 porque tinha poucos defesas, dada a lesão do Bosingwa e a saída de Pepe. Adaptei o Fernando, um jogador de muita qualidade para a idade que tem. Quanto ao Pepe, fico triste, mas satisfeito por o F. C. Porto colocar jogadores em clubes de elevado patamar internacional. Desejo-lhe toda a sorte do mundo"

"Não sei se as saídas vão acabar. Até ao final da pré-temporada, faremos todos os ajustamentos"

"Isso não nos está a tirar o sono. O F. C. Porto está preparado para eventuais saídas. É normal. Estes movimentos são imprevisíveis. Não está identificado o sucessor do Pepe. Há muitas possibilidades. Quando contratamos alguém tem que ser um jogador de rentabilidade imediata e de potencial futuro. O número de jogadores que aqui está é o desejado. Mas, poderão chegar outros neste período".

No JN