quinta-feira, julho 05, 2007

Oficial nº 7 : Luís Aguiar

Luís Aguiar é natural do Uruguai, onde nasceu a 17 de Novembro de 1985, e actuava no Liverpool de Montevideu, antigo emblema de Jorge Fucile. Os direitos desportivos do médio de ataque foram cedidos por um ano ao F.C. Porto, ficando os Dragões com opção de compra do seu passe no final da época.

04-07-2007 FUTEBOL
«O F.C. Porto é dos melhores do Mundo», avalia Luís Aguiar

O discurso é preciso e esclarecedor. Luís Aguiar está impressionado com a realidade que encontrou no F.C. Porto e assume, sem contenções, a vontade de dar tudo pelo novo clube. O www.fcporto.pt registou as primeiras impressões.

FCP: De que forma descreve estes dias de trabalho no arranque da temporada do F.C. Porto?
Luís Aguiar: Estou muito contente com a forma como fui recebido pelo grupo e por toda a estrutura do F.C. Porto. Sinto-me bem e isso é muito importante quando se começa uma temporada.

FCP: Encontrou exactamente aquilo que esperava?
LA: Estou a realizar um sonho que sempre tive. Isso já diz tudo.

FCP: Como avalia o F.C. Porto?
LA: Para mim, é dos melhores clubes do Mundo. Aqui joga-se para ganhar títulos. Atingi uma meta importante na minha carreira. Espero agora mostrar o meu valor e retribuir a confiança que me deram.

FCP: Falou com Jorge Fucile acerca o F.C. Porto?
LA: Falámos, claro. Disse-me para não me preocupar com nada, que o F.C. Porto era muito grande, e para vir tranquilo, pois encontraria um clube ideal para trabalhar.

FCP: Quais são as suas principais características?
LA: Sou um médio ofensivo que gosta de ter a bola, assistir os companheiros e também rematar à baliza.

FCP: Que objectivos definiu para o futuro próximo?
LA: Quero mostrar o meu valor. Agora o F.C. Porto é a minha vida. Quero ajudar o clube e ser ajudado pelo clube.

NomeLuis Bernardo Aguiar Burgos
NacionalidadeUruguai Uruguai
Nascimento1985-11-17 (21 anos)
NaturalidadeMercedes - Uruguai Uruguai
PosiçãoAvançado
Altura183 cm
Peso81 kg

ÉpocaEquipa
2007/08PortugalFC Porto (E)
2006/07UruguaiLiverpool M.

in zerozero


O médio-ofensivo viajou na companhia de Carlos Ferragut, director-desportivo do Liverpool de Montevideu, para tratar dos pormenores de empréstimo por um ano, com o direito de opção a ficar com os campeões nacionais. O negócio custa à SAD qualquer coisa como 200 mil euros.
Com apenas 22 anos, internacional Sub-20 do Uruguai, o médio viverá em Portugal a segunda aventura futebolística fora do Uruguai, meses depois de ter regressado ao Liverpool após uma época no clube chileno, Universidad Concépcion.

in OJogo

Há características comuns aos reforços do FC Porto que deixam de fazer sentido quando se chega a Luis Aguiar. Com Kazmierczak, Edgar e também Bolatti , Jesualdo Ferreira ganha um futebol directo, com poder de choque no meio-campo, sem grandes malabarismos e, acima de tudo, prático. Encaixar o médio uruguaio nestas premissas é que parece ser mais difícil, porque os relatos que chegam do Uruguai indicam um tipo de jogador criativo, mas necessariamente lento, com boa organização de jogo, mas sem capacidade de recuperação.

"É um dez clássico"
, atira Carlos Carrita, jornalista do periódico "Últimas Notícias", de Montevideu, com as vantagens e desvantagens que esse tipo de jogador acarreta para a equipa.

A definição mais próxima de Luis Aguiar chama-se Leandro Lima. Não espanta, porque o futebol sul-americano tem tanto de lento como de capacidade técnica. A diferença é a velocidade do brasileiro e a capacidade para driblar adversários.

"O Luis Aguiar não tira três ou quatro adversários do caminho. Organiza o futebol da sua equipa, mas com lentidão, com passes. Marca bem livres. É um jogador novo e pode evoluir muito"
, refere. E será que está preparado para um tipo de futebol diferente? A resposta indicia um conhecimento profundo e malicioso do povo de um dos países mais pequenos da América do Sul.
"Normalmente os jogadores uruguaios trabalham mais na Europa do que aqui"
. Se o FC Porto quiser ter a bola por muitos minutos, Luis Aguiar entra bem no esquema.
"É o ideal para esse tipo de jogo"
, explica Carlos Carrita, acrescentando que o médio "é um jogador de poucos sacrifícios" quando a missão passa por recuar.

Há duas posições em que Luis Aguiar joga à vontade. Pode ser o jogador atrás dos pontas-de-lança, com liberdade e sem amarras defensivas, mas também pode descair ligeiramente para uma das alas. Fazer do uruguaio o segundo ponta-de-lança também não é descabido.

O treinador do Liverpool de Montevideu, Carlos Manta, desfez-se em elogios a Luis Aguiar.
"É um jogador que utiliza bem os dois pés, tem um disparo muito forte e é um médio de grande alcance, ou seja, percorre várias zonas do campo. É um criativo. Além disso, é um especialista em bolas paradas".

"O Luis Aguiar faz muitas assistências, é muito bom a servir os companheiros".

"Ele tem características que nem sempre se vêem no futebol europeu, como potência e velocidade. Por alguma razão os grandes jogadores sul-americanos estão a jogar na Europa. Depois, tem uma capacidade física muito boa. É alto e resistente".

Luís Aguiar:

"O FC Porto não é uma montra. É um clube onde quero ficar muitos anos e ser feliz. Não penso em mostrar-me a outros clubes, mas sim em agradar aos que mandam no FC Porto"

"Quero fazer uma boa pré-temporada e arrasar nesta experiência na Europa".

"Considero-me um jogador dinâmico, veloz, de passada larga. Prefiro jogar pelas alas, na direita ou na esquerda, embora também me sinta à vontade quando alinho nas costas do ponta-de-lança"

"Falei com o Fucile e ainda fiquei mais entusiasmado. Disse-me que a cidade é estupenda, calma e relaxada. Sobre o FC Porto já sabia quase tudo. Quem não sonhou em representar uma equipa que foi campeã da Europa em duas ocasiões?"

"Este é o meu maior desafio de sempre e estou perfeitamente consciente dele. Tenham confiança em mim. Peço-vos paciência. Darei, como retribuição, tudo o que tenho. Prometo a maior das entregas".

in Ojogo