quarta-feira, julho 25, 2007

Oficial nº 11 : ERNESTO FARÍAS

24-07-2007 FUTEBOL
Ernesto Farías assinou por quatro temporadas

Ernesto Farías, avançado argentino que representava o River Plate, assinou esta terça-feira com a F.C. Porto, SAD um contrato válido para as próximas quatro temporadas.

Farías tem 27 anos (nasceu a 29 de Maio de 1980) e é famoso pela sua veia goleadora, que lhe permitiu festejar mais de uma centena de golos no principal campeonato da Argentina antes de se transferir para os Dragões.


25-07-2007 FUTEBOL
Ernesto Farías: «Vou dar tudo pelo clube»

Ernesto Farías assinou esta terça-feira com a F.C. Porto, SAD um contrato válido para as próximas quatro temporadas. O avançado chega do River Plate para fazer golos no Dragão e, de acordo com a primeira entrevista que concedeu ao www.fcporto.pt, promete entrega máxima para ter sucesso.

FCP: O que significa para si este contrato com o F.C. Porto?
Ernesto Farías:
É um momento alto na minha carreira de jogador de futebol. Vim para um clube muito importante e vou poder jogar novamente na Europa, o que também era um objectivo que perseguia.

FCP: Chegar a um clube como o F.C. Porto era um sonho que alimentava?
EF:
Era um sonho, claro. Um jogador de futebol quer sempre o melhor. Por tudo o que significa o F.C. Porto, que está no primeiro plano mundial, só posso estar muito satisfeito.

FCP: Está há poucas horas na Invicta mas, seguramente, já registou algumas primeiras impressões…
EF:
O F.C. Porto é um clube muito falado, por isso já tinha uma opinião positiva. Do que já vi, no entanto, deu para perceber que é uma grande organização e tem condições excelentes. Nos sítios onde já fui, por outro lado, fala-se muito do F.C. Porto. Isso já diz tudo sobre a sua grandeza. Oxalá tudo me corra bem para ajudar a equipa a ter sucesso.

FCP: Já conhecia os argentinos que actuam no F.C. Porto?
EF:
Joguei com o Lucho no River Plate e as nossas famílias dão-se muito bem. Também conheço o Lisandro e o Mariano. O Bolatti não conheço pessoalmente, mas joguei contra ele. São excelentes jogadores, tal como os outros companheiros. É sempre importante ter compatriotas na equipa para me ajudarem a adaptar.

FCP: Conversou com eles durante a tarde de ontem?
EF:
Conversei um pouco. Disseram-me bem do F.C. Porto, mas a verdade é que já sabia que ia encontrar uma realidade como esta.

FCP: Que tipo de objectivos definiu para o futuro imediato?
EF:
Venho para me adaptar rapidamente à equipa e fazer aquilo que o treinador me pedir. Farei todos os sacrifícios pelo F.C. Porto e tentarei fazer golos, que é a função de um avançado.

FCP: Como se define enquanto avançado?
EF:
Sou um avançado que gosta de sair da área para combinar com os médios ofensivos e depois surgir a finalizar.

FCP: Gostaria de deixar uma mensagem aos adeptos do F.C. Porto?
EF:
Quero que saibam que vou dar tudo pelo clube. Vou deixar tudo nos treinos e nos jogos para que o F.C. Porto possa continuar a ganhar títulos.


DADOS PESSOAIS
NomeErnesto Antonio Farias
NacionalidadeArgentina Argentina
Nascimento1980-05-29 (27 anos)
NaturalidadeTrenque Lauquen - Argentina Argentina
PosiçãoAvançado
Altura184 cm
Peso75 kg

ÉpocaEquipa
2007/08PortugalFC Porto
2006/07ArgentinaRiver Plate
2005/06ArgentinaRiver Plate
2004/05ArgentinaRiver Plate
ItáliaPalermo
2003/04ArgentinaEstudiantes
2002/03ArgentinaEstudiantes
2001/02ArgentinaEstudiantes
2000/01ArgentinaEstudiantes
1999/00ArgentinaEstudiantes
1998/99ArgentinaEstudiantes
1997/98ArgentinaEstudiantes

No zerozero.pt

O FC Porto e o River Plate terão chegado a um acordo para a transferência do jogador por cerca de 4 milhões de euros.A verba deverá dividida entre o River Plate e Palermo, que ficou com metade do passe do jogador quando o vendeu ao clube argentino em 2004.

FC Porto contratou um "fenómeno"


O FC Porto contratou um “fenómeno” para o ataque. A expressão foi utilizada pelo conceituado treinador Carlos Bilardo, que teve o “privilégio” de trabalhar com Ernesto Farías durante dois anos no Estudiantes de La Plata. Os elogios aparentemente sentidos e sinceros endereçados ao mais recente reforço dos dragões chegaram do técnico que levou a Argentina de Diego Armando Maradona à conquista do Campeonato do Mundo de 1986, num acréscimo considerável de credibilidade às palavras que se seguem. “Tecla é um fenómeno. Não posso dizer outra coisa, porque quando o tive na minha equipa ele foi fantástico, acabado por se transferir para o Palermo. É um goleador oportunista, que cabeceia bem e se sente à vontade para jogar na área. Gosta de jogar entre os centrais porque assim está mais perto da baliza, dos ressaltos… É um grande jogador”, referiu em declarações a O JOGO.


Carlos Bilardo diz que só consegue encontrar “elogios” na hora de descrever Farias, um avançado “rápido, elegante e com muita potência de remate”. Mas não é tudo. “Apesar de parecer um menino, protege bem a bola e consegue arrancar muitas faltas aos adversários. É muito bom jogador e como pessoa também leva pontuação máxima: é super-profissional nos treinos e dá sempre tudo pela equipa. Joga mesmo quando não se encontra bem fisicamente ou tem alguma dor. É um fenómeno”.


Perante tantos elogios, impunha-se uma pergunta: como é que um “fenómeno” destes não foi bem sucedido na Europa, mais concretamente no Palermo, onde realizou apenas 13 jogos (zero golos) em 2004? A explicação de Bilardo está na forte concorrência. “Quando chegou a Palermo, Tecla teve azar de ter aparecido Luca Toni (actualmente no Bayern de Munique) e do técnico da equipa ter afirmado que só queria jogar com um avançado. Por isso fez poucos jogos, até porque Toni despontou e fartou-se de fazer golos. Passado um tempo surgiu a proposta do River Plate e ele preferiu regressar à Argentina para voltar a jogar com maior regularidade”, concluiu.


No OJOGO